sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Aranha Lobo em São Paulo

Boa noite, César! Tudo bem?

Mais um registro de aranha em Nova Odessa - SP. Preciso da sua ajuda na identificação!

Eu sempre tento, quando não peco por excesso de cautela, fotografar o arranjo ocular. Porque geralmente eu entro aqui no blog e comparo com os tipos de arranjo. Maaas... aranhas são bichos pequenos, com olhos menores ainda e a câmera do celular não ajuda (nem o fotógrafo, hehe).

Antes de falar sobre a espécie, é correto afirmar ser fêmea apenas pela proporção abdômen x cefalotórax? As fêmeas no geral têm o abdômen maior em relação ao cefalotórax?

Essa beleza foi encontrada nos fundos da casa da minha vó, tem uma área com terra batida e algumas plantas, árvores, compostagens e etc. A aranha era pequena, do tamanho da unha do dedão mais ou menos, não era agressiva (mas também não fugiu de mim). Seria ctenidae?

Obrigado, abração!
Pedro Torena.
Olá mais uma vez, Pedro. Pedro, parece Lycosidae, eu estava achando que era uma Aglaoctenus imatura, mas parece não ser condizente, deve ser uma Pirata sp. que, se confirmada, devo atualizar esta da Tami. Elas são pequenas mesmo, há algum corpo d'água por perto? Geralmente estão associadas. Não vejo registros destas aranhas em São Paulo e no Brasil parece que só P. velox.

Geralmente, fêmeas têm abdome maior que machos, mas o quão maior, varia de espécie pra espécie, algumas não apresentam dimorfismo sexual significativo; nem sempre as fêmeas apresentam o abdome maior que o cefalotórax e nem sempre o macho o apresenta visivelmente menor que a fêmea. Em certas aranhas, o macho inteiro é menor que o abdome da fêmea. Uma outra característica observável são os pedipalpos, se o bicho for maturado, machos têm os tarsos modificados em bulbos copulatórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário