segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Maria-Fedida Predadora Brontocoris no Uruguai

(...)
Mas acho que você está certo, elas só usam a defesa em situação de estresse; no ano passado vi uma bem distinta das mais comuns, pus a mão aberta convidando a subir e ela subiu, caminhou devagar pela minha mão e depois voltou à planta, e em nenhum momento exalou cheiro algum. Anexo umas imagens dela.
María Luiza Rodríguez de Las Toscas, Canelones, Uruguai.
Esta me parece uma maria-fedida-predadora Pentatomidae: Asopinae e eu encontrei um pentatomídeo que combina bem com ela, o número 116 em PyBio, não identificado. Mas estou bem certo de que se trata de Brontocoris tabidus, procurei muito uma confirmação da possibilidade de apresentar estas manchas no escutelo até que encontrei em Barcelos, Zanuncio & Nascimento (1994): "Dorsalmente, podem apresentar manchas negras no escutelo, além de pontuações vermelhas diminutas sobre o fundo verde-amarelo no metatórax". Temos ainda uma vista ventral condizente em Lemos (2005).

María: Cesar, você é o máximo!! Sim, pelas descrições é ela mesma, mas você soube mesmo antes de procurar! Por isso, os leigos deveríamos sempre perguntar aos conhecedores: imagine que eu já a tinha "classificado" como sendo fitófaga, pelo comprimento do rostro...E, sabe? Tenho também uma foto da ninfa da espécie, tirada dez dias antes, mas jamais a teria relacionado com o adulto se não tivesse visto a imagem no link que você postou! Muito obrigada, sempre!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário