sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Barbeiro Triatoma em Goiás

Qual é a espécie deste inseto ?
Foi encontrado na parede da cozinha de casa, Itumbiara-GO.
Rafaela Souza.
"Rafaela, adiantando aqui se eu não conseguir postar hoje, por que há muitos pedidos na frente, o bicho é um barbeiro, ainda vou tentar determinar a espécie. Se aparecer mais, é muito importante coletar o bicho vivo para enviar para análise. Seria bom também avisar as pessoas do entorno para coletar se encontrarem." Esta foi a resposta que deixei nos comentários assim que vi a miniatura da imagem.

Rafaela, este é um barbeiro Triatoma sp. (Reduviidae: Triatominae) e me parece T. sordida, só não descarto totalmente T. matogrossensis, ambos podem ser vistos lado a lado em Gardim et al. (2013). Segundo Carvalho (2009):
Os resultados permitem afirmar que o T. sordida não é responsável por transmissão endêmica intradomiciliar da doença de Chagas no município de Posse/GO Não há evidência de colonização intradomiciliar pelo T. sordida e suas taxas de infecção pelo Trypanosoma cruzi, são mínimas em função de a sua preferência alimentar por aves as quais sãorefratárias à infecção por este protozoário (T.cruzi).
O estudo mais recente que encontrei para a situação da espécie em Goiás é Rossi (2014) que fala em taxa de infecção de 0,6 em 2013 no município de Posse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário