sexta-feira, 19 de outubro de 2018

A Mosca da Cabeça Amarela em Minas Gerais

Olá Cesar, beleza? Nem sei se é uma vespa, mas que é bonita, ela é! O engraçado é que em uma foto, ela ficou com a cabeça laranja e um risco no dorso, mas é mesma. Talvez foi o ângulo , pois não usei flash. Bom, quem é ela?
Abraço,
Marcelo Brito de Juiz de Fora, Minas Gerais.
Marcelo, isto aqui está muito estranho. Tão estranho quanto A Mosca da Cabeça Branca (1958) de Kurt Neumann. Por que eu tenho boa certeza de que nas duas primeiras fotos temos uma fêmea de Cyphomyia sp. (Stratiomyidae: Clitellariinae), com a cabeça amarela, enquanto na terceira temos um macho, que quase nem tem cabeça, apenas olhos e antenas. Será que a máquina de teletransporte trocou suas cabeças? Das espécies citadas aqui como semelhantes, nós temos no Brasil pelo menos a C. auriflamma.

Marcelo: Cesar, então vou contar o que deve ter acontecido: Estava fotografando aves, e de repente essa mosca pousou e me chamou a atenção. Então bati apenas uma foto (do macho) e ele voou. Nesse meio tempo, eu vi uma ave e a fotografei e quando voltei pro inseto, lá estava próximo da folha que o vi, e fotografei de novo (mas aí já era a fêmea). Era um casal passeando por ali e eu nem percebi. Solucionado o mistério amigo! Abraços

ps.: Se quiser colocar a explicação na postagem, fique a vontade! kkkk

Nenhum comentário:

Postar um comentário