quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Ácaros de Grãos na Bahia e Santa Catarina

Boa Tarde. Me chamo Iolanda, sou de Salvador/Bahia. Os bichos que encontrei são bem pequenos e parecem pó. Estão pela casa, especialmente dos armários de MDF da cozinha. São em grande quantidade, bastante pequenos e numa coloração bege claro. Parece um pó fino de madeira, mas quando olhamos atentamente, percebemos que se movem.
Iolanda Faria.
Sou de Florianópolis e não sei o q são, nem o que fazer com uns bichinhos brancos, minúsculos com diversas perninhas, parecendo cílos, que estão dentro dos armários da cozinha, na louça, talheres... enfim tdo. Também encontrei no armário do banheiro e na sapateira no quarto. O ap ficou fechado por 20 dias. Tb tinha mofo nas paredes. O q são? Como elimina-los? Por favor me ajude! Ps: já tive esses bichos no apto antes, essa foi uma das causas da mudança. Achei q me mudando e lavando tdo antes do transporte, me livraria deles, mas parece q eles estão me perseguindo. O que eu faço? Sanitização? Ozônio?
Jana SC.
Iolanda e Jana, estes bichinhos são ácaros, e me é muito complicado ter certeza bem de qual em casos assim, por que não se pode ver detalhes anatômicos dos bichinhos. Eu recomendo também a leitura desta postagem, mas estes não devem ser ácaros de poeira, mas ácaros de grãos, suspeito que talvez todos estes de outras postagens que enxergamos a olho nu, devam ser classificados neste grupo. Neste caso, o principal nome que surge é Acarus siro (Acari: Acariformes: Astigmata: Acaridia: Acaridae), Byer cita Lepidoglyphus destructor Tyrophagus longiormas e de acordo com BugGuide, diversas espécies de Astigmata podem infestar residências e produtos estocados. O melhor que encontrei sobre eles está na página de University of Kentucky College of Agriculture:
Os ácaros da grão são pragas que podem se alimentar de uma variedade de grãos processados ​​ou finamente moídos, gérmen de trigo, fermento, queijo, leite em pó, farinha ou esporos de fungos. Sob condições quentes e úmidas, populações muito grandes dessas minúsculas criaturas podem se desenvolver rapidamente. Ácaros de grãos fêmeas colocam até 800 ovos na superfície de materiais alimentícios. 
O ciclo de vida do ovo ao adulto leva apenas cerca de duas semanas em temperatura ambiente normal. A superlotação em produtos altamente infestados irá forçar os ácaros a sair em busca de outras fontes de alimento. Esse "derramamento" pode produzir uma fina camada semelhante a poeira desses ácaros em uma prateleira, sacos de produtos ou balcão. Este "pó de ácaro" é muitas vezes o primeiro sinal de problema e geralmente significa que há um ou mais itens altamente infestados não muito longe. 
Não há boas soluções químicas para este problema. Uma busca minuciosa deve ser feita para localizar pacotes infestados para que eles possam ser jogados fora. Todos os itens na prateleira devem ser removidos para remover e matar os ácaros errantes antes que eles entrem em outro recipiente. Um pano com água quente e sabão pode ser usado para limpar os ácaros em superfícies planas. Lave o pano com freqüência e mantenha-o ensaboado. 
Rachaduras e fendas em balcões ou prateleiras podem ser limpas com a ferramenta de fenda de um aspirador de pó para remover os ácaros e partículas finas de alimentos processados ​​que podem manter a infestação. Estágios imaturos desses ácaros podem entrar em um estágio de repouso que lhes permitirá sobreviver por várias semanas quando as condições não forem favoráveis. Saneamento completo ajudará a remover o maior número possível deles. Apesar da limpeza mais completa, alguns ácaros ficam para trás. É por isso que é importante ter certeza de que todas as fontes potenciais de alimentos remanescentes devem ser armazenadas em recipientes hermeticamente fechados, que manterão os ácaros errantes afastados. 
Uma limpeza e vedação completa dos produtos armazenados, juntamente com ventilação para reduzir a umidade, manterá o problema sob controle sem o risco potencial de contaminar os alimentos ou as superfícies de preparação com um inseticida. 
Em geral, aplicações de inseticidas não são recomendadas na área de cozinha ou armazenamento. Prevenção é a melhor solução. Não compre itens em embalagens danificadas ou recipientes que pareçam estar úmidos. Armazene produtos problemáticos em potencial em contêineres vedados para que, se uma infestação se desenvolver, ela não se espalhe. Inspecione as áreas de armazenamento regularmente e use os produtos mais antigos antes de abrir os mais novos. Mantenha a área bem ventilada e a umidade o mais baixa possível.
Em resumo, reduzir a umidade, limpar com pano embebido em água e sabão quente, procurar por produtos infestados, vetar acesso a produtos novos

Nenhum comentário:

Postar um comentário