terça-feira, 26 de junho de 2018

Mariposas do Rio Grande do Sul

Olá César! Encontrei uma série de mariposas mas que tenho dificuldade para identificar. A primeira lembra muito as Mimallonidae, mas acredito que não seja. A segunda só sei que é Lasiocampidae, a terceira parece Noctuoidea e a quarta não faço ideia. Gostaria de ajuda na identificação. Obrigado!
Vinícius Domingues de Rio Grande, Rio Grande do Sul. 
Tentando manter a ordem, a primeira (duas primeiras imagens) deve ser Tautobriga euspila (Erebidae: Calpinae) que é a espécie mais citada no gênero, mas com a observação de que BOLDSystems tem uma segunda espécie bem semelhante identificada como T. erythropus. A segunda espécie deve ser um macho de Titya proxima (Lasiocampidae: Macromphaliinae), uma espécie que tem muitos nomes. A penúltima, deve ser uma primeira imagem de exemplar vivo de Paracles variegata (Erebidae: Arctiinae: Artiini: Arctiina). A última, nós temos como não identificada desde 2013, mas ela deve ser Pyralidae: Chrysauginae.

Atualização Mai./2.020 - Vinícius: a última seria Casuaria sp.?(Pyralidae; Chrysauginae)

Semelhante à esta

Cesar: O link que eu usei é justamente pra uma no Insetologia identificada como Casuaria. O meu problema com ela era o contorno das asas, nesta é um pouco visível, na da Tami é mais evidente que é denteada. Mas agora que nós temos o CTFB, eu consultei e só temos duas espécies catalogadas, a armata seria aquela do Marquinhos, só sobra a erythralis, pesquisando por este nome encontrei um registro de uma com esta característica. Estranho que a margem costal tem diferença, não sei se seria dimorfismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário