terça-feira, 19 de junho de 2018

Corrodêncios no Paraná

Boa tarde. Alguém sabe o que pode ser esse micro inseto meio branco/transparente. Estão pela cozinha, o que posso fazer?
(...)
Sou de Curitiba/PR. Realmente, foto melhor que essa vai ser difícil. O bixo é realmente muito pequeno. Esse branco embaixo dele é uma folha de sulfite que rasguei para tentar fotografá-lo. Veja que da pra ver até as fibras do papel hahaha
(...)
Consegui umas fotos um pouco melhores Cesar. De hoje, aqui em Curitiba. Os bixinhos estão na cozinha, sala, banheiro...
Lucas Garibaldo.
Aos leitores, a primeira imagem enviada é a de baixo e há uma diferença de cinco meses entre as duas.

Que legal que você não desistiu e conseguiu novas imagens, Lucas, pra mim, é impressionante o quanto o bicho parece mudar de aparência entre as fotos, realmente me parecia cupim operário, mas agora está claro que se trata de Psocodea (= Psocoptera) e muito provavelmente uma Liposcelis sp. (Troctomorpha: Liposcelididae), os corrodêncios ou "piolhos-de-livro", que são extremamente comuns em residências, de modo que um ou outro é normal, o que precisa é que a população seja controlada.

Estes são bem difíceis, pois podem se associar a diversas coisas diferentes. Primeiro, Psocodea de modo geral, em casa, geralmente indica umidade e bolor, esta condição precisa ser controlada, o que em uma cozinha, é difícil. Depois, este bicho pode se associar a alimentos, principalmente os ricos em amido, como farinhas, macarrão, arroz, cereais etc. Podem ainda se associar a livros e papelão, aparentemente por causa da cola usada.

Penso que usar desumidificador, produtos antimofo, secar bem a pia, limpar bem restos de alimentos, farelos na despensa, tudo isto pode ajudar a controlá-los. Temos ainda comentários de leitores que tiveram algum sucesso no controle, o Alessandro, o Marco, Daniele e Erivelto e o Pedro.

Já houve também quem dissesse que tudo o que eu digo no combate, nada funciona. Por fim disse que lavava todos os dias as paredes com água e sabão. Água não me parece boa ideia no combate à umidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário