quinta-feira, 21 de junho de 2018

Borboleta Junonia no Ceará

Achei que ia ser fácil por ser borboleta, fácil nada. Ou é uma Junonia evarete ou uma Junonia genoveva, acho que fêmea. Ta complicado, pois ambas as espécies tem várias subespécies. Eu não sei diferenciar uma da outra. Os machos de genoveva e evarete dá pra diferenciar pela cor da ponta da antena por baixo. Na genoveva, a superfície ventral da ponta da antena é escura, marrom ou preta, que contrasta com a cor mais suave da antena por baixo. Na fêmea de genoveva, a cor da ponta da antena é parecida com os machos, mas na fêmea de evarete, a cor pode variar, mas a ponta é normalmente pálida. Traduzindo, a minha provavelmente é uma fêmea. Se for evarete ferrou pq nem na antena vai dar pra ter uma certeza, se for genoveva a ponta da antena é escura, marrom ou preta, a da fêmea é escura também. O problema é que isso não me esclarece nada.

Aqui tem um zoom da segunda foto pra você ver.

E aqui da primeira que com certeza não ajuda em nada.

Eu nem vou atrás da subespécie dessa pq eu já vi que é Missão Impossível 7. Mas queria pelo menos a espécie, porque deixar uma borboleta em Junonia sp. é triste... E eu to me sentindo bem fracassado por não achar uma ID que é pra ser simples mas não é (pelo menos não pra mim). Olhei venações, olhei padrões, notei diferenças em tudo. O espaçamento das listras nas asas anteriores são diferentes das de evarete e de genoveva que eu vi, também os diversos padrões. Entretanto, cada espécie -E- subespécie tem uma penca de variações... Eu ia fazer um post hoje feliz pq ia ser uma borboleta, acabou em pesadelo. Não sei se você vai conseguir me ajudar porque essas borboletas são cabeludas pelo que to vendo... E eu infelizmente não tenho foto da parte de baixo dela, já é ruim de tirar dela assim... Borboletas do Brasil também é bem vago, cita só Junonia genoveva hilaris e Junonia evarete evarete, e não cita nenhuma distribuída no Ceará, e essa foi em Fortaleza no Ceará. Vou dizer até a data, muitas vezes inútil, mas qualquer informação é válida: 20 de Maio, 2018 às 10:54:29 da manhã (a segunda foto), a primeira foi no mesmo dia às 10:54:36. Tenho quase certeza que tem muitas outras subespécies distribuídas no Brasil, mas eu queria saber mesmo é a espécie, Junonia achei que fosse fácil mas é pepino. Notei diferença nenhuma em venações, mas notei diferença nítida em inúmeros padrões, cores, tamanho da bolinha preta dos olhos... E por evarete E genoveva possuírem trocentas variações, eu não sei qual é essa... Essa é pra sentar e chorar. Se você conseguir, vai ser minha meta chegar nesse nível.
Oscar, de acordo com Adrian Hoskins em Learn About Butterflies, citando Andrew Neild, a única forma segura de distinguir entre estas duas espécies de Junonia (Nymphalidae: Nymphalinae: Junoniini) é conferindo o lado ventral das antenas, que em genoveva é preto e obviamente distinto do resto da antena enquanto em evarete, embora varie entre cinza claro e escuro, ele é uniforme com o resto da antena. Ele não faz distinção entre sexos. Ele diz também que muitos espécimes em livros e museus estão identificados erroneamente.

Primeiro, eu acredito que você precisa ser menos exigente com suas identificações. Se tantas são identificadas erroneamente com o exemplar em mãos, o que dizer por foto. É muito normal que, por foto, insetos não possam de modo algum ser identificados no nível da espécie nem mesmo pelos melhores especialistas.

Para determinar pela antena, ela foi fotografada em vista dorsal, seria bom em vista lateral. Mas se o que vemos na antena esquerda é uma leve torção e vemos a face ventral, por este critério, eu diria que ela é claramente J. evarete, só me parece que esta antena está descorada comparando com a direita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário