quarta-feira, 20 de junho de 2018

Besouros Latridiídeos Eufallia em São Paulo

Olá, sou de São Paulo capital e descobri que meu sofá está infestado por bichinhos minúsculos (foto abaixo). Pesquisando aqui no site, até pensei serem de mofo, mas enviei para análise em uma dedetizadora, onde me disseram ser um tipo de broca (cupim?). Acontece que não encontrei nenhum furo ou pó, ainda que fino. Gostaria de saber de que bicho se trata, para saber como eliminá-lo corretamente, pois estou com nojo de sentar no meu sofá. Em uma manhã chego a tirar mais de 20 bichinhos andando por todo o sofá.
Adriana.
Adriana, broca é um termo que pode se referir a insetos totalmente diferentes, desde que broqueiem alguma coisa, geralmente eles são besouros ou mariposas. Este é um besouro, Eufallia seminivea (= E. seminiveus; Latridiidae: Latridiinae), mas eles não se comportam como broqueadores, eles se alimentam de fungos, ou seja, você está correta, em casa eles estão associados a umidade, bolor e mofo. O que acho estranho é estarem apenas no sofá, mas Feng & Zheng (2015) falam sobre sua relativamente recente descoberta na China:
Em Mayu, centenas de espécimes foram encontrados na superfície de objetos em uma sala recém-decorada, incluindo chão, lençóis de cama, mesa, cadeiras, sofá e assim por diante. Adultos e larvas de E. seminiveus foram encontrados avidamente consumindo fungos em vez de proteínas, especialmente os corpos frutíferos dos fungos; a alimentação à base de fungos constitui seu principal meio de sustento (Hoffman 1940). Quando examinamos a madeira através de um pequeno buraco no teto, algumas madeiras do teto estavam cobertas de fungos e vários adultos caminhavam nela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário