sábado, 26 de maio de 2018

Traça de Parede no Ceará

Não sei como identificar larvas de Tineidae. Essa foi achada em Fortaleza, Ceará, aparecem muito por aqui. 5 de Abril, 2018. Saberia desvendar o mistério?
Oscar.
Parece que nós temos dez subfamílias de Tineidae no Brasil e que a maioria das larvas constroem estes abrigos. Mesmo os adultos, creio que não temos como identificá-los por fotos. Mas se for coletada em residências ou outras edificações humanas, com este abrigo arenoso, só tenho notícias de Phereoeca uterella (Tineinae).

Atualização Jun./2018 - Oscar: Veja só a exúvia deste outro indivíduo (segunda foto). Eu também coletei a pupa de um terceiro indivíduo (terceira foto na minha mão) dentro do envelope que elas criam, e fotografei o adulto recém-emergido desta pupa dentro do envelope. Será se agora é possível a ID? A medida que eu for vendo pupas vou coletando e quando emergir bato foto. Ela já foi solta, então não tenho como adquirir novas fotos da mariposinha. Todas em Fortaleza no Ceará, a mariposinha eclodiu hoje (10/06/2018), não sei que horas. Dei uma pesquisada, pensei ser Phereoeca sp., mas vi que Tinea também se parece, não sei qual o critério usado para essas pequenas. Primeira vez que estou tentando a ID dessa família e estou meio perdido.
Cesar: Oscar, ainda me parece que em residências, com este tipo de abrigo, somente P. uterella. Como BugGuide diz que os machos têm padrões menos distintos que as fêmeas (além de menores e mais finos), eu acredito que este é um macho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário