sexta-feira, 25 de maio de 2018

Borboleta Battus em Minas Gerais

Oi César, bom dia...estou na dúvida se essa é uma fêmea de Heraclides astyalus ou é algum tipo de mimetismo nessa espécie. não achei exatamete a 'cauda de andorinha nela' O que vc acha?
A fotografei em MG.
Jean Sartief Sartief.
Eu fiquei um bom tempo analisando e pensando estar vendo a vista ventral das asas, até entender que se trata da dorsal. Penso que seja Battus polydamas (Papilionidae: Paplioninae: Troidini).

Eu conjecturo se há a necessidade de se tratar de mimetismo, já que estamos falando de borboletas da mesma família e subfamília, animais semelhantes com este grau de parentesco existem em toneladas. Mas aparentemente acredita-se que estes padrões evoluíram após a divergência em suas linhagens e há pelo menos duas teorias a respeito, a tradicional é que as Papilionini mimetizam as Troidini, pois estas são tóxicas. Já a teoria alternativa contemporânea (precisei de um brainstorming pra chegar nesta expressão) é que as Troidini mimetizam as Papilionini, por que estas são muito mais rápidas e difíceis de serem capturadas; após muitas tentativas, os predadores desistem de tentar capturá-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário