sábado, 19 de maio de 2018

Grilos do Rio de Janeiro

Caro Cesar

Peço sua ajuda na ID desses grilos de Teresópolis. Eu tentei identificar através da web e cheguei a algumas IDs precárias.

Muito obrigado

Abraço

Com os grilos, existe uma dificuldade comum se indivíduos ápteros são ninfas ou adultos. Vou deixar primeiro os palpites dados e ao lado o meu palpite:

1 - Eneopterinae - Pode ser, mas o bicho parece ser uma ninfa e a chave que tenho usa muito as asas. Os espinhos das tíbias não estão tão nítidos também. Trigonidiinae produz bichos bem semelhantes. Muitos consideram família Trigonidiidae.

2 - Gryllidae: Eu acho que é fêmea de Phalangopsinae (= Phalangopsidae). O grupo é muito diverso no Brasil e imagens são escassas, eu chuto Eidmanacris (Phalangopsini).

3 - Gryllus sp.1: Acho que é ninfa de Gryllus (Gryllidae: Gryllinae; Gryllini) mesmo. A cabeça brilhante é uma boa pista de Gryllinae.

4 - Gryllus sp.2 Também jovem, mas já com asinhas.

5 - Trigonidiinae: Complicado, por que perdeu uma perna, e na que tem eu não vejo os esporões. Chuto macho de Anaxipha (Trigonidiini).

6 - Trigonidiinae - Este aqui eu estou apostando que é o mesmo que o primeiro, não vejo diferenças significativas fora o ovipositor, de modo que seu palpite aqui corrobora o meu primeiro e ajuda com a questão dos esporões, apesar da perna traseira direita parecer mutilada. Apostaria em ninfa fêmea do Anaxipha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário