quarta-feira, 2 de maio de 2018

Besouros Crisomelíneos Doryphora no Amazonas

Olá Cesar, tudo bem? 
Fotografei esse Coleoptera em Manaus a dois dias, perto de um lago. Estava em uma folha a cerca de 30 cm do solo. É possível pela foto saber a espécie ou ao menos o gênero?
Desde já, muito obrigado!
Tomaz Melo de Manaus, Amazonas.
Tomaz, tem uma vista mais dorsal do bicho? Eu não encontro nenhum com esta coloração, mas ele me parece uma Platyphora sp. (Chrysomelidae: Chrysomelinae: Chrysomelini: Doryphorina) ou próximo disso, como Doryphora. Que ele é Chrysomelinae, me parece bem seguro.

Tomaz: Oi Cesar, não tirei outras fotos desse indivíduo, mas lembro que ele tinha essa coloração verde na parte de trás, como esses outros indivíduos que fotografei.
Tomaz, eu vejo que ele tem antenas idênticas, se ainda tem o mesmo verde nos élitros e se estava na mesma planta como me parece, tudo indica que temos uma variação de coloração na mesma espécie.Me parece que eu lembro destes ainda de outro lugar, mas não tendo localizado, eles parecem combinar com esta imagem da Esalq, identificada como Doryphora sp. Eu havia classificado como Chrysomelini: Doryphorina, mas vejo que alguns tratam como tribo Doryphorini.

ps.: Apenas talvez, o que eu me lembrava semelhante a estes em outro lugar eram Proseicela spp. Se for o caso, pelo que vejo da anatomia dos dois, garras tarsais contíguas e divergentes respectivamente, deve haver no máximo mimetismo, não sinonímia, permanecem Doryphora sp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário