segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Ciclo (Incompleto) de Mariposa Tolype em São Paulo

Oi Cesar! Fiquei curiosa com o que encontrei no pessegueiro de casa. Em 31/01/2018 vi essa "bolsinha peluda" que não sabia o que era, mas imaginava que era de algum lepidóptero. Observava todo dia e uma vez ou outra tirava fotos. No dia 21 deste mês vi que ela estava com muitas lagartinhas e queria saber se isso é um tipo de ooteca. Só vi isso pessoalmente com a aranha Argiope argentata que ficava numa planta da minha mãe. Vou seguir acompanhando o crescimento delas. Mogi das Cruzes-SP.
Márcia Braga.
Nós temos uma postagem de estrutura semelhante, sem as lagartas, mas que a Kel já havia sugerido ser oviposição de alguma mariposa. Ainda não sei qual é, espero que as larvas possam se desenvolver e assim descobrirmos qual a espécie.

Abr./2.018 - Márcia: Oi Cesar! Olha só como elas estão... a quantidade diminuiu muito, tem 6 apenas. Elas saem juntas para se alimentar numa folha da ponta do ramo e ficam o tempo todo juntas na estrutura de onde saíram, como na foto. Será que já dá para ter ideia pelo menos da família? Mogi das Cruzes-SP.
Mai./2.018: Oi Cesar! Calma, última vez que comento aqui na publicação. Só para mostrar as últimas imagens. Elas tiveram mais 2 trocas de pele e foram embora do pessegueiro, estavam bem gordinhas. Não vi saírem, encontrei uma no muro do lado da planta que estavam e depois sumiu.
Mar./2.019: Nem sei se você verá aqui, é só pra não perder a continuidade. Dia desses estava olhando umas fotos no Flickr e vi uma metamorfose de Tolype medialis, a lagarta é igualzinha a estas que fotografei. Então lembrei que eu tinha foto de uma mariposa bem semelhante. O que você acha?
Cesar: Parece ser isto mesmo. Encontrei dois ciclos da espécie, um do Wolf e um de Bruno Moraes, parece que foi excluída, mas foi acessível pelo Google. E espécimes de museu, encontrei o da Esalq e em BoldSystems ela está como Caeculia medialis (Lasiocampdae: Macromphaliinae/Poecilocampinae).

Nenhum comentário:

Postar um comentário