sábado, 9 de dezembro de 2017

Larva de Vespa Sceliphron e Aranhas Alpaida no Paraná

Pedido 1: Apareceram aranhas em minha casa que fizeram um ninho de terra no teto.Ela é vermelha meio amarelada com listras pouco escuras. 
Segue o link abaixo da foto que tirei 

Pedido 2: Olá César sou de Londrina PR e encontrei esse casulo feito de terra no teto de minha casa ele possuía duas partes uma contendo uma larva como segue na foto, e na outra aranhas que eu já tinha retirado do mesmo lugar onde o casulo se encontrava novamente, mas sem larvas somente o casulo com as aranhas. Por favor me ajude a identificar qual animal é o autor dessa obra .
Dimitri Kist.
Dimitri, primeiramente te peço desculpa, pois me lembrava do primeiro pedido, eu tinha perguntado de onde era e, pra mim, ainda aguardava a resposta. Agora que você fez o segundo, vejo que já tinha me respondido há 12 dias.

A larva e o ninho são de uma vespa, creio que Sceliphron fistularium (Sphecidae: Sceliphrinae), é possível que haja outras possibilidades, mas são as mais comuns. Elas constroem os ninhos de barro, células individuais para cada larva e provê como alimento aranhas paralisadas. É curioso que todas as aranhas que vejo aí são Alpaida sp.. Este artigo mostra um estudo feito com espécimes da Colômbia e de São Paulo; a colombiana coletou apenas Alpaida veniliae, enquanto as paulistas outros araneídeos. Nós temos casos onde elas coletaram espécies diferentes (1, 2), mas todas são (agora) consideradas da mesma família. Araneidae.

Se aparecerem mais ninhos, é interessante deixar os ninhos intactos e permitir que as vespas se desenvolvam. É uma espécie próxima, mas você pode comparar com a larva e biologia de S. caementarium.

Nenhum comentário:

Postar um comentário