sábado, 30 de dezembro de 2017

Mariposa-Vespa Clystea em Santa Catarina

Boa noite, queria saber o nome dessa mariposa, pesquisei um pouco e vi que ela se assemelha ao gênero Dinia, mas não sei muito sobre. Sou de Santa Catarina, mais especificamente do vale do itajai. Queria muito saber porque quero tatua-lá, obrigada :*
Isadora Simon.
Isadora, a única que encontrei que realmente combina com a sua é a 342 na Galeria de Ctenuchinae da Pybio sem identificação de espécie, mas eu acredito que seja Phoenicoprocta sp. (Erebiae: Arctiinae).

Atualização Jan./2.019: Esta parece ser Clystea carnicauda (= Eunomia, Aethria carnicauda; Erebidae: Arctiinae: Arcrtiini/Ctenuchini: Ctenuchina)

Lagarta de Mariposa Espanhola no Espírito Santo

Olá Cesar, tudo certo? Minha irmã e eu encontramos MUITAS dessas lagartas entrando na casa dela, (algo entorno de 10-15 lagartinhas), todas iguais a da foto e bem pequenas 
(OBS: A primeira imagem peguei da internet quando estava procurando para saber qual seria a borboleta/mariposa que ela se tornaria, mas não encontrei em lugar algum... Sabe me informar?) Estou levemente preocupado pois tenho uma cadela muito bagunceira em casa,e tenho medo dela se machucar brincando com as lagartinhas.
Moramos em São Mateus-ES (litoral)
Gabriel de Souza Spinola.
Olá mais uma vez, Gabriel. Estou tentando zerar os pedidos para o fim de ano e você foi premiado com uma postagem a jato e a última de 2017. Esta é a lagarta da mariposa-espanhola Xanthopastis timais (Noctuidae: Noctuinae: Glottulini). A Kel já observou comportamento canibal na espécie.

Feliz ano novo a todos!

Lagarta de Mariposa Falcão no Mato Grosso do Sul

Olá boa tarde. Essa lagarta eu encontrei em um pé de maracujá. Sou do Mato Grosso do Sul. Não consegui achar nada relacionado a lagartas em pés de maracujá, pois normalmente elas são pretas com laranja e pequenas. Poderia identificar para mim?
luizpicolo.
Ela se alimentava das folhas de Passiflora ou apenas passava pela planta? Ela não estava enramada em uma árvore? Não vejo o "rabinho", mas parece ser uma lagarta de mariposa-falcão da família Sphingidae, a única espécie que encontrei registros em maracujazeiro não ocorre no Brasil.

Agregação de Lagartas em São Paulo

Saudações Cesar.
Fotografei esta lagarta numa floresta aqui em Morro Agudo/SP.
Seria possivel a ID???
Forte abraço.

Marquinhos.
Marcos Cesar Campis de Morro Agudo, São Paulo.
Marquinhos, infelizmente não consegui um bom palpite para estas lagartas. Eram muito pequenas? talvez ajude se alguém conseguir decifrar a planta hospedeira.


Marquinhos: Saudações meu amigo.O tamanho de 4cm, e estavam num pé de figueira.
Abraços.

Mariposa Falcão Erinnyis em Minas Gerais

Olá Cesar, tudo bem? Bom, eu tentei identificar essa mariposa, e cheguei em Erinnyis crameri fêmea, estou correto?
Tenha um excelente 2018 com muita paz, saúde e novidades nesse maravilhoso site! É o que deseja seu amigo roqueiro,
Marcelo Brito de Juiz de Fora, Minas Gerais.
Concordo com Erinnyis crameri (Sphingidae: Macroglossinae: Dilhophonotini) com dúvida no sexo, embora seja realmente o que me parece. Obrigado e igualmente!

Percevejos Predadores de São Paulo

Muito obrigado pelas identificações, César. Eu realmente admiro seu trabalho. Tenho fotos de três outras especies que eu consegui fotografar entre ontem e hoje, também em Embu, São Paulo:

Eu acho que o preto é um tipo de Zelurus, e os outros dois se parecem com Zelus. Você ou GY poderão confirmar?
Lucas Rubio.
Nas duas primeiras fotos são Zelurus cf. flavipennis (Reduviidae: Reduviinae), que parece mimetizar vespas cavalo-do-cão. O segundo é uma Zelus sp. (Harpactorinae: Harpactorini) pouco distinta e o terceiro deve ser Z. versicolor.

Obrigado, Lucas.

Mamangava de Chão em São Paulo

Meus filhos encontraram esta "abelha" negra em um parque municipal com uma pequena área de Mata Atlântica aqui em São José dos Campos - SP. Ela tem cerca de 2 a 3cm de comprimento. Você poderia identificar para nós?
Obrigado!
Matheus, Cecilia e Fernando.
Me parece seguro dizer que é a mesma que a Camila tem fotografado e mais seguro dizer agora que é mesmo mamangava-de-chão Bombus sp. (Apidae: Apinae: Apini: Bombina). Espécies negras que levantei na para a nossa região na outra postagem da Camila são B. atratus e B. morio. Mamangavas de chão não são muito diversas no Brasil e todas pertencem ao subgênero Fervidobombus.

Abelhas de São Paulo

Obrigada!! E essa abelhinha preta com bolsas de pólen é Trigona sp? Já a outra é menor do que essa é não tem bolsa...
Camila Ferraz de Siqueira.
Estas aqui já são extremamente difíceis. Meliponina (Apidae: Apinae: Apini) toda negra, não consigo afirmar qualquer gênero, melhor palpite consigo dar vendo a aparência do ninho. Para a segunda dou um palpite bem inseguro de Dialictus sp. (Halictidae: Halictinae: Halictini), também considerado subgênero de Lasioglossum.

Provável Besouro de Alimentos Estocados em São Paulo

Olá apareceram ja 3 desses insetos andando num móvel de compensado de casa nas últimas semanas. Minhas outras experiências com cupim em outro apartamento antigo era encontrando os famosos pozinhos em forma de bolinhas mas dessa vez encontrei só um pouco de um po beeem fino numa gaveta que pode ser até da época que eu montei elas. Moro num apartamento alto em São Paulo capital. Seriam cupins também? Achava que eles seriam mais clarinhos amarelados. Eles tinham uns 3-4mm também e eram bem escuros. Não consegui fotos melhores pois só tenho o celular pra usar. Obrigado
Leo.
Leo, certamente o bichinho na imagem é algum tipo de besouro. Eu gostaria de saber qual a finalidade do móvel, pois suspeito que possa ser algum besouro associado a alimentos estocados como Rhyzopertha dominica (Bostrichidae: Dinoderinae), Tribolium castaneum e T. confusum (Tenebrionidae: Tenebrioninae: Triboliini), Oryzaephilus surinamensis Ahasverus advena (Silvanidae: Silvaninae). Se for o caso, eu precisaria de mais imagens pra tentar precisar qual, mas você pode procurar por eles em grãos, farinhas e relacionados.

Caranguejeira Diplurídea em Brasília

Gostaria de identificar se possível uma aranha que apareceu em minha residência.
Marco Antonio Araujo Paiva de Brasília, Distrito Federal.
Esta é uma do grupo das caranguejeiras (Mygalomorphae), família Dipluridae, provavelmente Diplura ou Linothele. Não representa perigo.

sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Cigarrinha Flatídea Poekilloptera em São Paulo

Boa noite! Gostaria de saber o nome desse inseto, não consegui identificar. Franca-SP
Alvaro Talles.
O ângulo não é muito favorável, mas o inseto é muito distinto, uma cigarrinha Poekilloptera phalaenoides (Flatidae: Flatinae).

Mariposa Falcão Pachylia em Minas Gerais

Fala Cesar, beleza? Cara, achei linda esta mariposa falcão que encontrei no Natal. Dentre as muitas variedades desta mariposa, quem seria esta?
Grato,
Marcelo Brito de Juiz de Fora, Minas Gerais.
Esta é uma Pachylia ficus (Sphingidae: Macroglossinae: Dilophonotini).

Lagartas Saturniídeas

Oi Cesar! Já tem algum tempo que ando curiosa por causa desse pequeno aglomerado que vi no Parque Nacional da Amazônia, em Itaituba-Pa. Não sei qual era a árvore que estavam.
Márcia Braga.
Olá Cesar! Esta é do gênero Hylesia? Em Mogi das Cruzes-SP.
Márcia Braga.
Estas primeiras eu acredito que sejam Arsenura sp. (Saturnidae: Arsenurinae) e que você identificou corretamente pela postagem do pedido. A segunda está correta também, aparentemente a mesma do acidente, dever ser H. nigricans (Saturniidae: Hemileucinae).

Lagarta Dyops em Minas Gerais

Encontrei esta aqui, mas estou com dúvidas.

ps.: Tive uma confirmação de ser uma Dyops chromatophila.
Máh Ah Martins de Juiz de Fora, Minas Gerais.
Havíamos identificado através do adulto como Dyops cf. ocellata (Erebidae: Calpinae/Erebinae: Ophiusini), vejo que os adultos de D. chromatophila são igualmente semelhantes.

Percevejo Riparocromídeo em São Paulo

Olá... Mais um... 21 h em casa, Valinhos SP. Será que ficou bom? Tks.
Edson Ribeiro.
Este é um percevejo da família Rhyparochromidae e me parece aquele identificado na Esalq como Orthaea serripes, só tenho dúvida se este nome ainda é válido, talvez seja sinônimo de Neopamera neotropicalis (Rhyparochrominae: Myodochini).

Abelha em São Paulo

Mais um... 28/12/2017 16 h Valinhos sp.
Edson Ribeiro.
É uma abelha, um grupo bem difícil, ajuda uma vista bem frontal da cabeça. Acredito que seja Megachilidae.

Abelhas de São Paulo

Boa tarde César!

Essa flor laranja que plantamos atrai muitas abelhas, vespas, borboletas e beija flores. Já fiz um pedido de ID p vc de algumas abelhas, mas a preta ficou uma duvida se era Mamangava de chão....quem sabe com novas fotos vc possa me ajudar. E tb tem essa verde, seria uma abelha ou vespa?

Obrigada, mais uma vez.
Camila Ferraz de Siqueira de Santo Antonio do Pinhal, São Paulo.
A verde deve ser uma abelha Halictidae: Halictinae.  segunda está em ângulo bem semelhante à última daquela postagem, continua me parecendo mamangava-de-chão Bombus (Apidae: Apinae: Apini: Bombina).

quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Planárias Terrestres

Bom dia!
No quintal da minha casa em Dourados, MS, tem aparecido esse bicho que não consegui identificar e gostaria da ajuda de vocês.Meu quintal tem grama, tem cimento e parte de terra pura, com árvores e esse anima,l se por descuido se pisar nele, parece que sai um monte de sangue, parece uma bolha que explode. Os que tenho visto medem mais ou menos 5 cm.
Agradeço.
Silvana.
Será que esse bicho é uma planária?
Felipe.
Felipe não sei de onde é, mas está correto, assemelha-se a Obama burmeisteri (Platyhelminthes: Seriata: Tricladida: Geoplanidae: Geoplaninae). A sua eu não tenho um bom palpite de qual, Silvana, mas também é uma planária terrestre da família Geoplanidae. São animais benéficos e inofensivos, predadores, detritívoros ou necrófagos, as Obama costumam ser predadoras.

Felipe: Apareceu aqui em casa no bairro do Joá no Rio de Janeiro - RJ. Fica perto da floresta. Tem tudo quanto é bicho estranho aqui.

Mosca Soldado Euryneura em Minas Gerais

Oi Cesar! Tem como id essa mosca? É de Ouro Branco-MG
TaMi Miranda de Rio Claro, São Paulo.
Sinto que há algo muito familiar nos padrões alares desta mosca que me faz pensar que talvez ela já esteja não identificada o Insetologia. Meu melhor palpite é fêmea de Euryneura sp. (Stratiomyidae: Clittellariinae), parece não haver imagens de espécies brasileiras para comparação, apenas ilustrações em Iide (1967) onde me parece com E. elegans.

Besouros Serra-Pau de São Paulo

Cesar, tudo bem? 
Tenho dois besouros que apareceram por aqui. Um seria o Serra pau Mallodon? O segundo eu não conheço.
Marcio Fontana de Jundiaí, São Paulo.
O que estou deixando em segundo deve ser macho de Mallodon spinibarbis (Cerambycidae: Prioninae: Macrotomini), embora eu não consiga eliminar totalmente Physopleurus sp., não tínhamos no Insetologia. O primeiro deve ser Criodion sp. (Cerambycinae: Cerambycini). Ambos os grupos, Prioninae e Cerambycini são difíceis, pela ausência de padrões cromáticos, é mais necessária a análise morfológica pra determinar corretamente.

Mosquito dos Fungos Micetofilídeo em São Paulo

Grande César... Mais duas espécies,da mesma armadilha UV, em 26/12/2017, tudo no meu quintal em Valinhos, em tres "poses". Dorsal, ventral e lateral. A quarta só conseguí meio lateral. Continuo tendo dificuldade em posicionar, pois medem +- 3 a 4 mm. Por favor, comente em que posso melhorar as fotos. Tks.
Edson Ribeiro de Valinhos, São Paulo.
As imagens estão muito boas, Edson, contanto que sempre consiga a maior variedade de ângulos e mostrar bem as asas, o melhor foi feito. Estes, pelo tamanho reduzido, são bichos naturalmente mais difíceis de se conseguir uma identificação precisa. Este é um mosquitinho dos fungos da família Mycetophilidae, ir além é complicado, mas se parece com Leia spp. (Leiinae).

Mosquito em São Paulo

Grande César... Mais duas espécies,da mesma armadilha UV, em 26/12/2017, tudo no meu quintal em Valinhos, em tres "poses". Dorsal, ventral e lateral. A quarta só conseguí meio lateral. Continuo tendo dificuldade em posicionar, pois medem +- 3 a 4 mm. Por favor, comente em que posso melhorar as fotos. Tks.
Edson Ribeiro de Valinhos, São Paulo.
Este é Culicidae macho. Machos são mais difíceis e com a dificuldade de ver a dorsal, acho que é Aedes sp. (Culicinae: Aedini).

Bruxa Negra no Rio de Janeiro

Bom dia. Essa é uma bruxa-negra , César?
Encontrei ela com os pares de asas cortadas, e viva. Acredito que foi numa porta (senão teriam cortado os dois pares, espero).
Damiria Machado de Rio de Janeiro, capital.
Sim, um macho de Ascalapha odorata (Erebidae: Erebinae: Thermesiini).

quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Percevejos Predadores em São Paulo

Bom Dia! Eu encontrei esses dois percevejos, e eu suponho que eles são da subfamília Harpactorinae. Você poderá me dizer o gênero ou a espécie? (Embu, Sao Paulo)
Encontre este belo percevejo em Embu, São Paulo. Eu acho que é da subfamília Stenopodinae. Você conhece o gênero?
Lucas Rubio. 
O primeiro, é bem semelhante a Zelus gracilipes, que é espécie nova, publicada ano passado pelo nosso amigo Gy Zhang. Não posso afirmar que seja a mesma espécie. O segundo, deve ser uma forma escura de Zelus armillatus. O terceiro, deve ser uma Zelus sp. (Harpactorinae: Harpactorini) menos distinta. Estenopodaíneos têm diferença na venação das asas e no primeiro segmento das antenas que é mais largo. As antenas costumam ser mais curtas e o primeiro par de pernas robusto. Bem interessante representar a diversidade do gênero em uma postagem.

Atualização: O Gy disse que o primeiro pode ser Z. gracilipes, vespiformis ou errans, só mesmo analisando a genitália pra saber. Confirmou também a identidade do segundo.

Atualização Dez./2.018 - Lucas: Atualização, Cesar! o percevejo das últimas fotos é uma Doldina sp. Dimitri Forero identificou em Inaturalist, acredito que é especialista em percevejos.
(...)
Cesar, consegui chegar até Doldina lauta usando a chave que está em "Revisão do gênero Doldina Stal" Espinhos presentes apenas nos dois primeiros segmentos do conexivo; lobo posterior do pronoto sem espinhos ou tubérculos; mais de 18,5 mm de comprimento.
As outras duas espécies que poderiam parecesre (D. penalea e D. interjungens) são distribuídas mais ao norte.