domingo, 12 de fevereiro de 2017

Ninfas de Barbeiros no Piaui

Eu sei que não se deve matar os barbeiros, mas eu vi um do tamanho de uma unha, gritei e meu irmão pisou nele. Saiu muito sangue do inseto. Eu estou muito assustada. Mudei há pouco tempo para uma zona rural, e já estou pensando em voltar para a cidade. Não era sangue de ninguém aqui de casa, pq teríamos notado, eu acho, mas temos cachorros. Dá problema em animais? Estou muito assustada mesmo, isso nunca tinha acontecido comigo. Há algum outro inseto parecido com o barbeiro que tenha sangue no corpo? Eles voam? Estou com medo de aparecer mais deles, pois a casa está em processo de construção, e os antigos moradores deixaram ela assim por sete anos. Se eu reformar logo ela, diminui o risco? O que eu faço?

(...)

Estou morando no Piauí, em uma cidadezinha pequena chama Paquetá. A casa é uma casa normal, como as da zona urbana, porém, há muitos ninhos de pardais no telhado da casa. Um deles logo acima da porta da cozinha, entre as telhas. Creio que eles estejam vindo de lá, no entanto, não tenho coragem de mexer nele. Já comecei os procedimentos para uma limpeza geral, inclusive no forro. Minha mãe fica me dizendo que é normal encontrar esse tanto de barbeiros em casa, mas eu nunca, em todos os meus anos de vida, havia ouvido isso de ninguém. Eles costumam pôr muitos ovos? Pelo que percebi, eles crescem muito rápido. É verdade que é difícil eles estarem, de fato, infectados?

Obrigada.

Obrigada.
Haru de Paquetá, Piauí.
A discussão já foi muito grande, por isso postei a primeira e a última mensagem, que achei mais relevantes. Havendo ninhos de pássaros no telhado, eu creio que está identificada a fonte e este me parece o caminho para resolver o problema.

As pesquisas sobre barbeiros nas nossas postagens têm mostrado que o índice de infecção de barbeiros é baixa, esta é específica do Piauí, acrescentando nossos novos dados de que ninfas são menos infectadas (1, 2) e principalmente, de que aves são imunes ao Trypanosoma, sim, as chances de estarem infectados é baixa, as chances de alguém da casa ter sido picada também aparenta ser. Mas nós não podemos por isso concluir que não estão infectadas e não pode ser considerada normal a presença destes bichos em casa. O número de ovos certamente varia entre espécies e condições, mas a quantidade que vejo neste artigo parece alta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário