sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Cigarrinhas das Frutíferas e Formiga em São Paulo

Obrigada pelas identificações, como sempre vc foi muito prestativo.
Achei essa interação no meu pé de figo....a formiga ficava andando do inseto para os "filhotinhos" (acho que são filhotes do inseto maior) e deles p o inseto. É um boa interação ou má? E que inseto é esse?
Mai uma vez, Obrigada.
Camila Ferraz de Siqueira de Santo Antônio do Pinhal, São Paulo.

Esta cigarrinha tem um nome bem confuso por que, de acordo com o Google, Aproximadamente 4.380 resultados a chamam de Aethalion, enquanto Aproximadamente 2.970 resultados a chamam de Aetalion, por isso aqui eu nunca soube como chamar. Mas tudo indica que é a minoria quem está correta, o nome do gênero é Aetalion, a família Aetalionidae, a espécie A. reticulatum (Aetalioninae). Nomes comuns são cigarrinha-do-pedúnculo ou cigarrinha-das-frutíferas.

Esta é uma relação de mutualimo. As cigarrinhas segregam uma substância adocicada, do agrado desta formiga Camponotus sp. (Formicidae: Formicinae: Camponotini). Em troca, as formigas lhe conferem proteção contra predadores.
Já vi muitas ninfas destas cigarrinhas, mas nunca deste tamanho. Se estavam próximas na mesma planta, deve ser, mas me é estranho pois costumam ficar bem agregadas, frequentemente em companhia dos adultos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário