quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Escorpião e Grilo no Ceará

Boa noite! Tudo bom? :)

Aqui em Eusébio-CE (ou melhor, aqui perto da minha casa) existe uma espécie de escorpião bem pequena (o maior que eu já vi tinha uns 3cm e meio), com as costas escuras mas o resto do corpo com cor marrom clara (cor de palha), sem manchas. Desde o começo do ano (lá pra meados de Abril) eu encontrei alguns por aqui, mas a quantidade deles aumentou desde que o verão (e suas chuvas) começou. Eles adoram caçar em um matagal perto da minha casa (para ser exata é debaixo de um muro com um chão de terra seca e alguns matinhos, também cheio de caranguejeiras de tamanhos diferentes).

Ontem, encontrei um escorpião pequenino na área da minha casa (esse das fotos que estou postando). Pensei que o bichinho iria me picar, mas que nada! Ele (ou ela, não sei o sexo) é medroso, preferiu fugir ao invés de atacar e só tentou ferroar quando eu usei uma pinça para pegá-lo (pelo rabo) e colocá-lo em um pote. Apesar de ser bem rápido, ele é bastante tranquilo! De ontem pra hoje já comeu três grilos (o terceiro ele está comendo agora) e engordou um pouco (deduzo que o pobrezinho estava bem faminto quando o encontrei; e eu preferi cuidar dele por algum tempo, ao invés de injustamente matá-lo, para posteriormente soltá-lo lá no bosque). Não está me dando nenhum trabalho e ele não demonstra hostilidade (exceto quando eu preciso limpar o pote e uso a pinça perto dele, aí ele tenta picar ou agarrar/perseguir a pinça). O curioso é que às vezes ele escava a areia e se enterra nela, protegendo-se da luz (creio eu).

Qual é a espécie dele (e seu nome científico)? Realmente é um filhote ou já é um adulto e eu que estou misturando as espécies? A sua peçonha é perigosa para seres humanos e animais domésticos? E é um macho ou uma fêmea?
Amanda Lima de Eusébio, Ceará.

Amanda, consigo dizer que esta é uma Bothriurus sp. (Bothriuridae), são naturalmente pequenos e não são perigosos. A melhor forma de determinar se é macho ou fêmea seria tendo um casal para compararmos um com o outro, os machos tendem a ter pinças e pectinas mais desenvolvidas que as fêmeas, enquanto as fêmeas tendem a ter um corpo mais largo. As pectinas são vistas em vista ventral.

No grilo faltam as duas pernas saltatórias. Acredito que seja uma Gryllodes sp. (Gryllidae: Gryllinae: Gryllini), embora tenha muita dúvida quanto a ocorrência no Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário