quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Escaravelho Cyclocephala em São Paulo

Caro Cesar,

Encontrei esse besouro no parapeito da janela, morto, aqui em São Paulo. Pelo que procurei, é do gênero Cyclocephala (Scarabaeidae: Dynastinae: Cyclocephalini), mas não consigo achar fotos de quase nenhuma espécie pra poder comparar. Achei esse site, mas nenhum me levou a nenhuma imagem.

Não pude cursar biologia, então gostaria de aprender (pelo menos um pouquinho) por conta. Como e onde você me recomendaria fazer esse tipo de pesquisa (pra outros insetos que eu encontrar)? Seu site é excelente, e aprendi mais nele do que em qualquer outro lugar, mas sinto que gostaria de poder identificar pelas minhas próprias pesquisas pelo menos alguns insetos mais comuns, e saber um pouco mais o que diferencia cada espécie. Só uma direção pra eu mesmo procurar, nada muito elaborado e que te exija perder muito tempo comigo. Muito obrigado pela atenção. Seu trabalho fez diversos amigos meus (e eu mesmo) começarem a prestar muito mais atenção nos insetos por ai.

Gabriel Gomes, de São Paulo
Gabriel, você encontrará muitas imagens de exemplares brasileiros na página do Museu de Entomologia da ESALQ-USP e imagens de insetos de todo o mundo em BoldSystems. Outros sites muito úteis são os paraguaios Fauna Paraguay e Paraguay Biodiversidad. Há outros sites muito bons para identificação de insetos como o BugGuide, mas é importante pesquisar em fontes nacionais, pois muitas das nossas espécies não ocorrem em outros lugares do mundo e vive-versa. É difícil recomendar fontes nacionais, pois foi a escassez delas que me motivou a criar o Insetologia. Espero que sirva de motivação, eu também não cursei biologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário