terça-feira, 19 de abril de 2016

Surto de Lagartas Tanque em São Paulo

Bom dia César!!! Trata-se de uma lagarta que faz vários casulos no tronco de árvores, constatamos que este casulo causa muitas alergias devido ao fato de expelir um pó. Essa lagarta está infestando a cidade Olímpia interior de São Paulo e estamos tentando achar uma maneira de controlá-la. Aguardo o seu retorno. Att.
Ana Lúcia.
Ana, estas lagartas são fáceis de se identificar a família e se trata da família Limacodidae, mas são difíceis de se chegar a gênero e espécie. Elas têm afinidade com as larvas do gênero Sibine (Acharia). É pra mim novidade a ocorrência de acidentes com os casulos, mas as lagartas são bem conhecidas por isso. Próximo a esta época, no ano passado, houve um surto de mariposas em Santa Catarina (encontrei mais um registro das lagartas em agosto) e existe a possibilidade de se tratar da mesma espécie. Se conseguir registrar algum adulto, peço que envie imagens, por eles é mais fácil chegar a uma identificação mais precisa.

Eu sinceramente sou um tanto cético quanto ao controle das mesmas. Talvez o surto esteja relacionado à alta temperatura deste outono (1, 2).

Nenhum comentário:

Postar um comentário