terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Aranha Alpaida em São Paulo

Olá!! Encontrei essa aranha dentro de casa, na parede, ela está lá há 2 dias. Tem aprox 1cm. Ela fica encolhida como se estivesse morta, mas quando mexo nela, ela volta ao normal. Fez uma teia com poucos fios. Fica o tempo todo encolhida. Como moro em chácara e tenho filhos pequenos, busco informações sobre os bichinhos e animais que encontramos, pois não matamos nenhum bicho, mas preciso saber sobre eles para prevenir acidentes. Sempre consigo informações no Google a partir da descrição, mas nesse caso não encontro, apenas consigo informações sobre a aranha do post. essa aranha possui uma pata diferente no meio, parece uma pata de caranguejo, pensei até q não fosse aranha, mas ela produz teia, portando é mesmo uma aranha. Moro em Valinhos, interior de São Paulo. Obrigada!
Samantha Bernardo de Valinhos, São Paulo.
Samanha, minha primeira impressão foi a de que esta é uma aranha da família Gnaphosidae, mas não conheço e não encontro nenhuma com esta característica das pernas. Vou pedir pro dr. Brescovit dar uma olhada, mas esta não é nenhuma aranha perigosa.
Foto: Walther Ishikawa

Atualização: O dr. Antonio Brescovit identificou a aranha como Alpaida truncata (Araneidae). O curioso, é que eu já tinha pedido ajuda nesta identificação para a mesma espécie, mas a outra era totalmente diferente. Entendo que este seja o macho, aquela a fêmea. Este registro mostra um semelhante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário