quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Ecdise de Percevejo Sphictyrtus em São Paulo

Boa noite, encontrei hoje um inseto que não se parece com nada do que havia visto antes e gostaria de saber mais sobre ele, imaginei que você poderiam me ajudar. Moro em São Paulo capital, zona norte, esse inseto foi encontrado em meu quintal em um pé de alecrim e aparentando se alimentar do que parece ser uma mosca, esses são todos os detalhes que conheço por ser a primeira vez que o vejo. Espero ansiosamente o retorno. =)
Thaís Da Silva Furno de São Paulo, capital.
Thaís, o que ele se alimentava é o que se vê à esquerda dele na imagem? Este está muito difícil mas, pra mim, ele acabou de fazer a última ecdise e se tornar adulto, o que se vê à esquerda é sua exúvia. Esta coloração vermelha intensa deve mudar em pouco tempo, aí seria o ideal pra eu tentar identificar a espécie. Mas ele me parece mesmo ser um percevejo predador, por causa da aparência do protórax (ideal seria ver o aparelho bucal; se realmente não se alimentava de uma mosca), talvez algo próximo de Zelurus (Reduviidae: Reduviinae).

Paulo Renato Huppes: César boa tarde, não seria Sphictyrtus sp. Hemiptera, Heteroptera, Coreidae, Coreinae, Hypselonotini? Tenho algumas fotos que fiz aqui em Gravataí RS

Cesar: Apesar do protórax ainda me parecer estranho, o registro do Paulo me convence da identificação (ver comentários).

Nenhum comentário:

Postar um comentário