quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Taturanas do Rio Grande do Sul

Olá César!
Encontramos duas lagartas diferentes em épocas diferentes aqui no pátio de casa, em um pé de amoreira. Gostaria de saber a espécie, quais os riscos e se tem como afastá-las.

Lagarta verde foi encontrada no início de dezembro de 2014 e esta outra mais escura, encontramos hoje. As duas no mesmo local.

Obrigada!!
Michelle de Guaíba, Rio Grade do Sul.
Michelle, a primeira é uma Automeris sp. (Saturniidae: Hemileucinae: Hemileucini). Não garanto a espécie por que, com esta aparência, pode ser A. illustris, mas não encontro registros dela na amoreira. Na amoreira, ocorre A. cinctistriga, mas não encontro registros dela no Rio Grande do Sul.

A segunda é Erebidae: Arctiinae (tradicional Arctiidae), sempre confundem lagartas com esta aparência. Embora não combine perfeitamente com a maioria das imagens, não tenho palpite melhor que Carales astur. Esta é bem distribuída no Brasil e ocorre na amoreira.

Não vejo como "afastá-las". O ideal é tomar cuidado onde se encostar. Embora eu acredite que C. astur deve queimar, não encontro registro de acidentes e elas não são listadas entre as perigosas. Com Automeris, geralmente é lesão local  e dor que pode durar horas, se não me engano, enjoo e sudorese em casos mais graves.

TaMi: Oi Cesar! Pode atualizar a lagartinha de baixo. É Halysidota, e ela não queima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário