quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Bicho Lixeiro em Minas Gerais

Olá, meu nome é Juarez sou novo no site e já estou gostando muito!!
Na varanda de minha casa apareceu um inseto semelhante a um bicho lixeiro mais estou em dúvida, poderia dar uma olhada? Desde já agradeço.
Juarez Calixto de Mutum, Minas Gerais.
Juarez, eu concordo contigo que este é um adulto de bicho-lixeiro da família Chrysopidae (Neuroptera), não está me parecendo com nenhum outro neuróptero.

Eu pesquisei em algumas fontes e não encontrei exemplar que combine com o seu. A primeira coisa que ele me lembrou foi Semachrysa jade (Chrysopinae: Ankylopterygini), espécie que foi conhecida primeiro através de um registro no Flickr. A espécie é da Malásia. Veja também este da Nigéria.

Através desta tese de doutorado, pág. 34 do documento (nº 22), eu consegui uma boa lista dos crisopídeos brasileiros. Infelizmente, a imagem ficou desfocada, as antenas ficaram invisíveis e pouco se vê a venação das asas, me chamou a descrição da tribo Leucochrysini (Chrysopinae; pág. 43 doc., n.º 33), através da qual cheguei nesta única imagem de Gonzaga sp., este foi o máximo que consegui.

Atualização 17/10/2.015 - Gilberto Albuquerque: Trata-se da espécie Vieira elegans (Guérin-Méneville, 1844). Até 2007, pertencia ao gênero Berchmansus, da tribo Leucochrysini, mas na revisão de Tauber (Ann. Ent. Soc. Am. 100: 110-138, 2007) essa espécie foi transferida para o gênero Vieira, e o gênero foi transferido para a tribo Belonopterygini. Em meus levantamentos na Mata Atlântica no norte do estado do Rio de Janeiro tenho coletado ela frequentemente. O interessante é que esse padrâo de manchas no corpo e asas camufla muito bem os adultos na superfície inferior das folhas de arbustos onde eles passam inativos durante o dia, pois essas folhas apresentam manchas escuras similares.

Se estiver interessado em ler mais sobre essa espécie, publiquei com colegas o seguinte artigo, prévio à transferência de gênero: Berchmansus elegans (Neuroptera: Chrysopidae): larval and adult characteristics and new tribal affiliation. European Journal of Entomology 103: 221-231, 2006, que encontra-se disponível na internet. Este artigo traz algumas informações comportamentais da espécie também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário