segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Aranha Corinídea no Rio de Janeiro

Bom dia! A 2 meses me mudei para a cidade de Teresópolis no Rio de Janeiro e frequentemente estamos encontrando aranhas armadeiras tentando entrar em casa (moro ao lado de uma reserva de mata ciliar). Já encontramos 4 vivas e algumas mortas e como tenho criança na terça feira vieram dedetizar a casa dentro e ao redor pois temos colunas revestidas de pedras. Ontem encontrei essa morta próximo a caixa de gordura. Me chamou atenção por não ser como a armadeira ter o corpo todo marrom escuro e as patas marron claro. O corpo (do abdome ao tórax) mede 10mm e elat em 3 pares de olhos (2 centrais e um lateral) e pelos curtos no corpo e nas patas. Gostaria que se for possível pela foto saber se posso suspeitar que seja uma aranha marrom. Obrigada e parabéns pelo site!!
Paula de Teresópolis, Rio de Janeiro.
Paula, esta é uma aranha da família Corinnidae, possivelmente Corinna sp., macho, ela possui quatro pares de olhos (os laterais são mais juntinhos) e ela não é perigosa, se picar, apenas lavem bem o local com água e sabão.

Quanto às armadeiras, vou te dar a minha opinião. Dificilmente elas estão sempre tentando entrar em casa, elas não têm esta intenção, este não é um ambiente que ela considere bom pra viver. E como elas não têm entrado, não faz sentido dedetizar dentro de casa, isto pode fazer mal para o seu filho. E como elas vêm da mata, este é também um ambiente indedetizável. O melhor é fechar as portas e janelas quando escurecer, conscientizar as crianças (e os adultos) sobre a importância e como lidar com estes bichos, principalmente morando ao lado da mata.

Obrigado, Paula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário