sábado, 1 de agosto de 2015

Vaga-Lume Fengodídeo em Alagoas

Boa noite...encontrei um inseto luminoso em casa..cidade de pariconha..quero saaber o nome comum e cientifico..se ilumina toda a periferia do corpo como pontos
Esmeiky Garcia de Pariconha, Alagoas.
Esmeiky, há três famílias de besouros que podem ser chamados de vaga-lumes, todos na superfamília Elateroidea. Não estava muito claro pra mim pela imagem, mas este é um exemplar da família Phengodidae, semelhante a Phrixothrix hirtus representado na Esalq, macho pois as fêmeas são larviformes e, inclusive, são as fêmeas e as larvas que costumam ser luminescentes nesta família, mas encontrei em Featured Creatures a informação de que:
Fengodídeos machos da tribo Mastinocerini (...) brilham através de órgãos fóticos larvais e continuam luminosos durante toda a sua vida adulta. Como nas emissões fóticas das fêmeas, estas emissões parecem servir mais com função defensiva do que com função de corte (Viviani e Bechara 1997)
Fengodídeos são predadores e há uma imagem na National Geografic de um macho deste gênero cravando as mandíbulas em um dedo humano. Este foi morto, certo? Trata-se do nosso primeiro fengodídeo, havia apenas uma ilustração em nossa página Coleoptera, onde adicionarei esta imagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário