sexta-feira, 19 de junho de 2015

Vespa Icneumonídea no Espírito Santo

Cesar, essa vespa nasceu hoje a partir de uma pupa de Lycaenidae. Ela induziu a lagarta a empupar antes da hora, ainda muito pequena, a pupa tinha a metade do tamanho normal das pupas de Cyanophrys. A vespa levou duas semanas para emergir. Abços.
Kel de Cariacida, Espírito Santo.
Kel, para mim, ela parece Trigonalidae (ou Trigonalyidae), grupo novo para nós. Se eu estiver correto nisto, ela não é bem parasitoide da lagarta, ela é parasitoide dos parasitoides dela, portanto uma hiperparasitoide, e seus ovos precisam ser ingeridos pela lagarta. Pode-se ler sobre isto em Insetos do Brasil, ainda hoje não me parece se saber muito sobre nossas espécies.

Elas parecem estar envolvidas na relação de mimetismo citado nesta postagem.



Atualização - John La Salle: Desculpe, mas parece que ela não provavelmente não é um trigonalídeo. Eu tive que enviar para algumas pessoas pessoas que sabem muito mais sobre essas vespas do que eu. Aqui está a resposta de uma delas "Voltei para a imagem várias vezes -. Ela não se parece com uma trigo para mim. Eu nunca vi uma com esta cor e aparência geral na região neotropical (ou em qualquer outro lugar) . A venação das asas iria dizer, como você menciona, mas pelo que eu posso ver, não há nenhuma célula costal na asa anterior. em uma foto, eu quase posso fazer distinguir um areolete na asa anterior, mas talvez não. Além disso, as pernas traseiras alargadas, a forma do metassoma, e a cabeça não alargada atrás dos olhos não são trigonaloides. Trigonalídeos teriam olhos menores, a cabeça bastante alargada atrás dos olhos e eu nunca vi um com pernas traseiras alargadas.
Talvez não muito útil, mas isso é tudo que eu posso dizer e estou certo de que não é Trigonalidae. " (Traduzido de resposta à Kel em Project Noah).

Nenhum comentário:

Postar um comentário