quarta-feira, 11 de março de 2015

Aranha-Lobo com Ooteca em São Paulo

Fala Cesar. 

Antes de mais nada, parabéns pelo site... É o melhor do Brasil no assunto. 

Vou aproveitar a mensagem e pedir além de uma solicitação de identificação, uma dica sobre outra espécie. Começando pela dica: 

1. Através do seu site e de outras pesquisas no Google descobri que meu prédio no bairro da Mooca em SP é infestado da ''Aranha Vermelha Doméstica''. Dentro do meu apartamento não é diferente então obviamente confundi com a Loxosceles e fiquei preocupado. Não me incomodo tanto mais, porque além de já estar acostumado, notei que o hábito delas é altamente pacífico. Só que desde 2007 pra cá, já capturei (e soltei posteriormente) ao menos umas 50 ou 60. Fora as que eu nem encostei mas vi que estavam lá... Também já devolvi à natureza umas 3 ou 4 com o saco de ovos, bem como já vi dezenas de filhotinhos miúdos no meu banheiro, quase invisíveis a olho nu, da mesma espécie. É uma verdadeira infestação, é muita aranha, principalmente no Verão. Existe fumigação que possa controlar isso? Temo que a resposta seja não, pois além de notoriamente ter uma proliferação absurda dentro da minha unidade, há também mais da mesma ao percurso do condomínio. O que vc faria? 

2. Há uns meses encontrei uma aranha meio arisca em um pé de alface comprado num sacolão. Perdi as fotos mas tenho um vídeo de qualidade aceitável no YouTube e vou postar o link abaixo. Ela tinha as pernas listradas em bege/preto, era peluda e tinha uma listra no abdome. Quando caiu na pia ela meio que deu uns pulos e levantou algumas patas, por isso cheguei a cogitar ser a Armadeira, mas espero ter estado errado. 

Peço desculpas pelo texto longo e parabéns novamente pelo site... É show de bola, continuem o trabalho. 

Abraços
Luiz Figueiredo de São Paulo, capital.
Infestação por N. rufipes não são incomuns, mas elas não são sociais, eu acredito que você deveria continuar se dedicando em coletá-las. Não sei se devemos ser muito românticos com elas, esta é uma espécie originária aparentemente da Europa e introduzida no Brasil, bem adaptada a edificações humanas, a natureza não é bem seu habitat. Este site traz dicas para afastar aranhas de residências, pode ser interessante tentar.

Lycosidae
Quanto à aranha do vídeo, é certo que é uma fêmea adulta pois carrega seus ovos. Não sei se dá pra confiar na intuição e estimar seu tamanho através do que suponho ser o tamanho do recipiente e do trançado embaixo, mas ela me parece pequena demais pra uma fêmea de armadeira adulta. Não é possível ver os detalhes como marcas do corpo e arranjo dos olhos, mas a aparência geral é de aranha-lobo da família Lycosidae. O arranjo dos olhos deve ter dois grandes olhos frontais, com quatro pequenos olhos embaixo, mais dois grandes olhos laterais.

Muito obrigado, Luiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário