quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Serra-Pau Eburodacrys em São Paulo

Este serra pau foi atraído pela lâmpada durante a noite de 21/11/2014, no bairro Mata Dentro em Mairiporã,SP. 
Estou com duvida de que se trata de um Eburodacrys nemorivaga Gounelle,conforme neste site, mas o tamanho parece não se encaixar.
David de São Paulo, capital.
Insetologia não apoia a matança de animais
David, não entendo sua observação com relação ao tamanho, uma vez que o exemplar de PyBio não possui qualquer referência de tamanho. Se sua observação for quanto às antenas, é normal que serra-paus machos tenham as antenas bem maiores que as das fêmeas.

Os exemplares de Eburodacrys de PyBio são poucos comparado à grande diversidade do gênero e são espécies paraguaias, muitos podem não ocorrer aqui. Esta espécie ocorre e o exemplar se parece muito com o seu, porém o do catálogo dos cerambicídeos possui máculas bem diferentes, tanto nos élitros como no pronoto. Esta variação de padrões, pode tornar outras espécies praticamente idênticas. Selecionei mais nove espécies dos Eburodacrys de São Paulo, que julguei mais parecidos, dá uma olhada: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9. Isto pra não falar de outros gêneros próximos (1, 2, 3). Minha conclusão é que você deve considerar até o gênero. Um caminho que poderia ser mais seguro seria conhecer em que árvore na qual ele se hospeda. Insetos do Brasil cita alguns exemplos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário