domingo, 9 de novembro de 2014

Mariposa Falcão Laothoe em Portugal

Olá ... Podem-me ajudar? Essa menina apareceu cá em casa a 03/Novembro , e como estava tempo de tempestade , meti ela num frasco até a libertar . No dia seguinte , tinha começado a pôr ovos . Tem água e marmelada para ela e pedacinhos de fruta ... mas não sei que fazer se nascer as lagartas ... que comem , ou onde devo libertá-las ? E se o tempo continuar com muita chuva , posso pô-las na natureza ? E que tipo de local devo escolher ? 
Peço resposta rápida , pois penso que as lagartas devem nascer a qualquer momento . 
Podem-me dizer algo sobre a espécie e qual a melhor forma de agir , nesta situação ? 
Quanto tempo leva os ovos a eclodir ? 
Agradeço a resposta , desde já .
Maria Pinto de V.N. Gaia, Portugal. 
Maria, esta "borboleta-nocturna" me enganou bastante, por que nossas mariposas-falcão da família Sphingidae não costumam se parecer em nada com esta.

Creio que pude identificá-la corretamente como Laothoe populi (Smerinthinae Smerinthini). A informação na Enciclopédia da Vida é de que as larvas se alimentam principalmente em álamo e outras Populus spp., mas às vezes no salgueiro, amieiro, maçã, bétula, olmo, carvalho e freixo. A alimentação muitas vezes depende da localização. Os adultos, simplesmente não se alimentam. Moths and Butterflies of Europe and North Africa resume em três gêneros, Populus, Salix e Malus spp. Nesta página, a informação é que os ovos podem levar de onze a dezessete dias para eclodir, dependendo da temperatura.

Eu simplesmente a soltaria do lado de fora, onde ela pode esperar o melhor momento para voar, todavia, ela pode viver muito pouco ainda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário