segunda-feira, 5 de maio de 2014

Formigas em São Paulo

Boa Tarde César!!!
Segue a foto de umas formiguinhas. Elas são bem tranquilas, mas não consegui uma foto boa porque elas não paravam de se mexer.Fotografadas em Altinópolis-SP.
**Ahh, nem te conto! Pisei, acidentalmente, num formigueiro outro dia (não nesse aí da foto). Até tirei foto das picadas (acho que não ficou tãaao sério porque eu saí correndo igual uma doida estapeando minhas pernas, descalça no meio da rua, entrei numa escola e pedi alcool (para espantar as formigas que ainda estavam me picando), besuntei os pés de polaramine e ainda tomei um antialergico! Tão azaradas (eu e as formigas que tiveram sua casinha destruída)...kkk. Antes de te enviar essas fotos, quero fotografar as 'agressoras'. Imagino que ainda estarão no mesmo local.
Tami de Altinópolis, São Paulo. 
Tami, eu acho que elas podem ser alguma Camponotus (Formicidae: Formicinae: Camponotini)que nidifica no solo, só estou achando a curvatura do tórax diferente do usual, vamos ver a opinião do Eduardo.

As que te picaram, eu aposto em lava-pés.

Eduardo Fox: Meu palpite para esta formiga, pois a foto impede de ver maiores detalhes, fica em Dorymyrmex sp. (Dolichoderinae), sendo que uma das especies mais comuns no Brasil eh D. brunneus.
Fazendo uma ressalva pessoal sobre as formigas Camponotus, estas possuem muitos hábitos de nidificação por serem muito diversas (incluindo ninhos de seda), mas cavar buracos no solo não me parece ser comum. A maioria das especies que observei eram meio "trogloditas", habitando abrigos pre-existentes de forma oportunista, como cupinzeiros abandonados, buracos em troncos, e mesmo caixas de luz e objetos abandonados no jardim.
Abraco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário