sexta-feira, 4 de abril de 2014

Ortóptero Parasitado por Nematomorfo em Minas Gerais

Encontrei este inseto ontem na sala da minha casa, infelizmente acabei matando pois meu filho de uma ano estava prestes a pegá-lo. Me parece uma espécie de gafanhoto noturno, com uns 2,5cm. O mais interessante é que ele tinha uma espécie de flagelo na cauda. Eu nunca havia visto algo assim, e logo que bati com o chinelo esse flagelo se soltou como uma cauda de lagartixa e ficou se contorcendo. Tirei uma foto mas está em uma câmera em casa, e não achei um cabo para passar pro pc. Fiz um desenho dele com esperança que me informem pelo menos se é algo incomum. Na foto que tirei o flagelo já não estava conectado ao bicho.
Alysson de Espera Feliz, Minas Gerais(?)
Alysson, é muito difícil entender a relação entre a criança querer pegar o bicho e a morte do mesmo, pois me parece que seria mais rápido pegar a criança do que o chinelo e depois golpear o pobrezinho.

Se o bichinho era mesmo um ortóptero (gafanhotos, grilos, esperanças e paquinhas), a única estrutura que posso imaginar nesta região são os cercos (1 par) e o ovipositor de uma fêmea de ensífero (excluindo os gafanhotos), que podem ser vistos na imagem desta página. Estes órgãos são normais, não sei se seria normal um ovipositor se contorcer após amputado, seria bom ver as fotos.

Atualização Jun/2014 - Walther IshikawaCésar e Alysson, acho que matei a charada. Certamente era um Ortóptero, mas deveria estar parasitado por um verme Nematomorfo. Procure por nematomorpha, é um filo de vermes parasitas (na verdade parasitóide, já que mata seu hospedeiro), que se desenvolve nestes insetos, e depois transforma o hospedeiro em um "zumbi", induzindo eles a se afogarem, já que o adulto é aquático. Não tinha nenhum lago ou piscina aí por perto? É um bicho bem interessante, mas de certa forma bem assustador... Grande abraço!!

Cesar: Dá um belo filme de terror!
O seguinte vídeo é forte, o rapaz judia do bichinho. Estou postando por ser o que melhor mostra o que aconteceu neste caso aqui:

Nenhum comentário:

Postar um comentário