sábado, 22 de março de 2014

Tatuzinho em Pernambuco

Pedido 1: Olá César, mudei a pouco para um apartamento no térreo e dos lados do prédio tem terrenos baldios. Aqui aparece muitos insetos, mas este da foto é o que mais incomoda pela quantidade. Sempre tem muitos andando pelo chão, eles não voam e aparentemente não mordem. Não sei se é uma larva, uma barata ou algo pior... Por favor me ajude!
E se souber como combater por favor me fale.

Pedido 2: Cesar, por favor ajude-me a identificar esse inseto e de possível combatê-lo. Me incomoda muito. Ele não voa, mas aparece bastante aqui na minha casa.

Katia Tomasi de Caruaru, Pernambuco.
Katia, na verdade, este bichinho não é um inseto, mas um crustáceo, conhecido por tatuzinho (Crustacea: Melacostraca: Isopoda: Oniscidea).

É difícil falar bem sobre a biologia exata do bicho por ser difícil também identificá-los abaixo da ordem mas, no geral, eles gostam de lugares escuros e úmidos para se abrigarem, logo o melhor caminho é combater a umidade em sua casa. Eles gostam também de matéria vegetal, geralmente em decomposição, então é bom ver também se não estão se abrigando em vasos de plantas, geralmente encharcados, ou onde possa haver madeira e pedras para se esconderem embaixo.

Atualização Junho/2016 - Victor Ferreira Leal da Silva: Parece ser um membro da família Porcellionidae talvez um Porcellionides.

Nenhum comentário:

Postar um comentário