quinta-feira, 6 de março de 2014

Picada de Viúva Marrom na Paraíba

Olá! Vou contar uma historinha, e espero que não fique longa.
Primeiramente, parabéns pelo site!
Hoje é dia 6 de março, e na madrugada do dia 1 para o dia 2 estava dormindo em um quarto muito frio e com as luzes apagadas, quando tive a péssima ideia de vestir uma camisa que estava ao meu lado. Uns 5 minutos após vestir a camisa comecei a sentir umas dores meio fortes na barriga e só passei a mão para aliviar, acreditando não ser nada demais. Foi aí que a dor ficou muito forte e liguei as luzes para ver o que era: minha barriga estava bem avermelhada, e na cama, para meu susto, uma aranha morta (acho que bolei por cima dela).
Não sabia o que fazer e fui num pronto-socorro. Mas apenas um hospital numa cidade de aproximadamente 1 milhão de habitantes é "capacitado" a atender picada de insetos. Nesse momento minha barriga doía bastante e começou a inchar...
Cheguei no hospital indicado pelo pronto-socorro, e, mesmo levando a aranha (nem viram; o enfermeiro até escarneceu da situação), tudo que me deram foi um anti-alérgico e um analgésico (porque eu pedi) e me mandaram pra casa.
A dor forte durou uns 3 dias. Uma dor parecida com uma queimadura. O local ao redor da picada ficou vermelho suava bastante durante os 3 dias. Não sei dizer se o local estava frio ou quente... Mas era uma sensação estranha. Hoje, dia 6, ainda sinto dores quando encosto o dedo no local.
Acho que pelo fato de ter 1,85m e pesar 80kg, nada de grave tenha acontecido comigo. Queria saber se é comum a picada dessa aranha, qual a sua espécie, e se corri algum risco pela negligência do hospital.
Djalma Filho de João Pessoa, Paraíba.
     Djalma, você foi picado por uma aranha-viúva-marrom Latrodectus geometricus (Theridiidae), ao mesmo tempo que ela é extremamente comum, ela é considerada uma das mais perigosas do Brasil. No entanto, apesar de algumas fontes dizerem que esta é a mais perigosa das viúvas, me parece ser o contrário. Sobre latrodectismo, recomendo a leitura deste documento, com a informação interessante de se adquirir certa imunidade após a primeira picada, sem dúvida o seu tamanho contribui para um quadro mais leve dos sintomas.
     Seja como for, ela é uma aranha muito dócil, muito tranquila, quando se sente ameaçada, é conhecida por se fingir de morta e ela só pica nestas condições, quando pressionada contra o corpo. São também aranhas tecedeiras, o que as torna menos propensa a perambularem dentro das residências do que as aranhas-marrom ou armadeiras.
     Se tiver fotos do local da picada, eu gostaria de receber. Obrigado pelos parabéns!

Nenhum comentário:

Postar um comentário