segunda-feira, 10 de março de 2014

Cobra Cega em Minas Gerais

Prezados,
Boa tarde!
Já encontrei 3 desses aqui na horta. Que tipo de animal é esse? Esse da foto mede quase 25 cm de comprimento e cerca de 2.5 cm de circunferência. Achei que fossem piolho de cobra, mas ele é liso, não tem patinhas no dorso.
Devemos nos preocupar com a presença deles?
O que me preocupa é que já achei 2 cobras aqui, pequenas mas peçonhentas.
Por favor, me oriente.
Cordialmente.
Katiúscia de Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais.
Katiuscia, eu creio que este bicho foge bastante da "cobertura" do Insetologia, pois além de "não-artrópode", eu creio que ele seja um "não-invertebrado", pouco podendo ajudar.

Pra mim, esta é uma "cobra-cega" ou "cecília", um bicho que me pareciam ser mais comuns na minha infância. Cobras-cegas não são cobras, mas anfíbios, aparentados dos sapos e rãs na classe Amphibia e separados na ordem Gymnophiona, não creio que você possa ter qualquer problema com estes bichos, que creio, é até interessante preservá-los.

Para uma leitura aprofundada sobre cobras-cegas, sugiro a leitura deste artigo falando sobre algumas curiosidades interessantíssimas principalmente sobre dermatofagia dos imaturos e que ainda leia este outro, que cita criaturas semelhantes, como as cobras-de-duas-cabeças e que leia também sobre as enquitreias.

Estou inaugurando um novo marcador, Z-Vertebrata (Vertebrados), onde posso adicionar algumas imagens apenas aguardando que alguém possa comentar com identificações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário