sábado, 11 de janeiro de 2014

Taturanas Lonomia em São Paulo

Caro Cesar, parabéns pela sua iniciativa e excelente trabalho!
Recentemente me deparei com essas lagartas em uma árvore no sitio (amparo). Achei a formação delas muito curiosa e resolvi fotografar.
Depois, pesquisando um pouco na net (Rã Bugio), vi a informacao de que essas taturanas seriam muito venenosas. É isso mesmo? Essas taturanas que fotografei são realmente da espécie perigosa?
Abs
Gross de Amparo, São Paulo. 
     Gross, deve haver muito mais de cem espécies diferentes na internet identificadas como Lonomia obliqua (Saturniidae: Hemileucinae), a taturana-assassina (ex.: 1, 2, 3...). Estas eu creio que se tratam de autênticas Lonomias, se não da espécie L. obliqua como acredito que sejam, sem dúvida são Lonomia sp., portanto estas são sim lagartas perigosíssimas pra qualquer pessoa desatenta que se encostar em uma árvore como esta.
      Eu sinto que faltam informações sobre as plantas hospedeiras de Lonomia spp. assim como registros visuais dos estágios mais jovens das larvas.
     A peçonha de Lonomia spp. possui similaridades com o veneno de jararaca e o quadro típico de envenenamento por Lonomia inclui hemorragia interna severa, insuficiência renal, hemólise e para uma leitura aprofundada, eu sugiro a leitura destes três documentos 1, 2 e 3 (quanto ao terceiro já me adianto que, pelo amor de Deus, ninguém saia dizendo que estou apoiando testes com animais).

Nenhum comentário:

Postar um comentário