sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Formigas Wasmannia e Cochonilha em Minas Gerais

Olá Cesar, vamos começar o ano a todo vapor? kkkk
Encontrei esta cena em um pé de limão. Formigas minúsculas parece tentando atacar este outro "animal" que não sei se são ovos ou um um outro inseto em estágio incompleto. Sabe nos informar as espécies? Tenha um ótimo ano!
Davidson Moreira de Contagem, Minas Gerais.
Davidson, nas formigas eu vou dar um palpite de Temnothorax (Myrmicinae), espero que mais palpites surjam, confirmando ou contrariando, por que são difíceis. Esta "coisa" que elas atacam, eu suponho que seja uma cochonilha da família Coccidae, embora me pareça estar enorme. É normal a interação de formigas com estes bichos, que normalmente não atacam, mas se alimentam das secreções produzidas por eles. Existem duas espécies de Toumeyella neste documento, que não sei se se pode dizer que se parecem, mas talvez convençam que seja mesmo uma cochonilha.

Se alguém tiver outro palpite em qualquer dos dois bichos, por favor, use os comentários.

Eduardo G. P. Fox: Ola Cesar!

Julgando pelo tamanho relativo da cochonilha na foto e pelo fato de serem muito comuns, estou colocando todas minhas fichas na aposta de que as formigas sejam Wasmannia auropuctata (Attini). Muito pequenas e lentas, mas podem ferroar de forma desagradável, e fazem um estrago em plantações...

Foto muito boa mesmo! Parabéns, Davidson...

Nenhum comentário:

Postar um comentário