quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Cochonilhas Gigantes no Rio de Janeiro

Bom dia!
Amigo, primeiro, parabéns pelo site e pela iniciativa. Estava buscando justamente algo parecido que pudesse me auxiliar.
O inseto que envio na foto em anexo apareceu em minha casa e eu não tenho a mínima ideia sobre o que seja, e tampouco sua origem.
Detalhes: os maiores medem aproximadamente 1cm. Eles sobem pelas paredes externas durante o dia e somem a noite. Aparentemente não picam, não roem, não danificam nada. São dezenas destes subindo pelos 4 lados da minha casa. São muito frágeis. Quando entram por debaixo da porta e, ao tentarmos chutar pra fora, eles estouram e no local fica um líquido amarelo que, se deixarmos secar, mancha o local.
As casas próximas não tem esse inseto. Moro num condomínio aonde há muito tempo já foi uma fazenda. Entretanto, esse bicho não aparecia há alguns meses atrás.
Em volta da minha casa não está calçado. Há mato que tento cortar e deixar baixo.
Que inseto é esse?
De onde surge?
Como se prolifera?
Como se livrar dele?
Tenho animais de estimação em casa (02 cachorros) e por isso tenho receio de jogar algum veneno por fora da casa que possa prejudicar meus animais. Por isso estou tentando entender o ponto focal para atacar e excluir de vez essa praga.
Nenhuma pessoa que mostro reconhece esse inseto.
Marcel Mesquita de São Pedro da Aldeia, Rio de Janeiro.
          Marcel, existe um único registro de um bicho semelhante a este no Insetologia, tembém do Rio de Janeiro e, no momento daquela postagem, também só encontrei uma única imagem na internet que combinasse. Certamente o bicho é uma cochonilha e o bicho identificado era uma cochonilha gigante Drosicha sp. (Monophlebidae). BoldSystems tem uma coleção de imagens, mais ou menos semelhantes.
     As informações que posso te passar são bem genéricas para o grupo inteiro de Coccoidea:
  • Certamente você as encontrará associadas a plantas, não sei o que pode causar a dispersão, mas sem sugar as plantas elas morrem.
  • Como na última imagem do link, é bem provável que você as encontre protegidas por formigas, se alimentando de secreções produzidas por elas.
  • Talvez, nas plantas, elas estarão meio "irreconhecíveis", cobertas por uma cera branca como esta ou estas. Algumas espécies até perdem as pernas e as antenas, ficam parecendo um fungo grudado na planta.
  • Joaninhas como esta podem comer estes bichos, como visto AQUI.
  • A tinta produzida por cochonilhas é usada na alimentação humana, gerando protestos de grupos defensores dos animais.
  • Elas devem estar no mato ao redor da sua casa (se não estiver em casa mesmo), mas em uma planta específica, algum arbusto, alguma árvore, pois normalmente estes bichos são especializados, identificando a planta, não deve ser difícil resolver o problema, mas quanto aos que aparecem em casa, são totalmente inofensivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário