segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Bebês Marias-Fedidas em Minas Gerais

Me ajude, por favor? apareceu em meu lençol que veio do varal um conjunto de ovinhos cor de rosa. minha mae acha que veio do quarto mesmo, pois qdo ela pegou no varal não viu nada disso. peguei-os e coloquei num copo. nasceram uns bichinhos pretos, achatados. pela busca na internet me pareceu percevejo, barbeiro ou carrapato. como posso saber o q é? há como te mandar foto? onde devo levá-los?
vou agora lavar a casa com kaltrine, né?

Bom Dia,
Cesar,
Já mandei um e-mail pra vc, mas não havia como colocar a foto. Desculpe mandar esta mensagem de novo, mas estou preocupada com estes bichos medonhos que sairam de uns ovinhos cor de rosa, ovinhos estes que estavam no lençol, mas minha mae encontrou -os já qdo o lençol estava no quarto. antes o lençol estava no varal. guardamos os ovinhos cor de rosa por mais ou menos uma semana. E saiu ISTO.
por favor, diga-me que monstros são estes?
vou dar um banho de kaltrine na casa toda agora. Mas que nojo!!!
um abraço
Alcione de Belo Horizonte, Minas Gerais

PS- um elogio verdadeiro: este foi o melhor site que encontrei sobre o assunto.
Alcione, medonho (nome das fotos), monstros, nojentos, tudo isso é de fato, muito relativo. Estes são percevejos-do-mato da família Pentatomidae, as famosas "marias-fedidas". Algumas marias-fedidas estão entre os poucos insetos que cuidam de seus filhos, existem alguns exemplos no Insetologia (1 e 2) mas eu quero destacar este registro em Project Noah, que tem até um videozinho da mamãe cuidando de ovinhos como os que você descreveu, cor-de-rosa.

Os ovos provavelmente foram botados enquanto o lençol estava no varal mesmo, estes bichos não podem te trazer nenhum problema como os causados por barbeiros e carrapatos e eu não recomendo que você banhe sua casa com K-Othrine®, pelo menos não por este motivo, pois não parece haver qualquer infestação. Infestações domiciliares destes bichos, que eu saiba, só em lugares de inverno rigoroso onde eles procuram as residências como abrigo. No Brasil, estes bichos podem ser pragas para a agricultura e é lá onde eles gostam de viver, nas plantas, em casa, morreriam de fome.

Muito obrigado pelo elogio, Alcione, de coração.

Esses pequenos insetos não tem nada de nojentos. São limpos, alimentando-se apenas de seiva de plantas, e não transmitindo doença alguma.
Só por acaso é que estavam dentro de sua casa.
Quanto a usar K-Othrine®, não faça isso! Piretróides como esse podem agravar a infestação de ácaros da poeira, que causam alergias, por eliminar os ácaros predadores que os atacam, além de eliminar insetos que você não vê, mas que ajudam a controlar cupins, baratas e outras pragas caseiras.
Pegue os perceveos com cuidado e os coloque no jardim, com todo o respeito que os seres vivos merecem.
Grande abraço,
Celso
Celso do Lago Paiva
Curvelo MG
celsodolago@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário