sexta-feira, 12 de abril de 2013

A Maria Fedida

o que ela come , onde vive ,os hábitos observados,onde ela foi encontrada , época em que ele foi fotografado, se e artrópode (inseto),quais suas características, descreva ela para mim.
Ludimila Ferreira Neves de Ubiratã, Paraná.
Foto: Maxwel Rocha - Blogger Flickr
Lu, seu pedido é divertido. Eu não postei suas imagens por que acho que o "Clube das Meninas", o  "Clube Au Pair" e uma imagem do jogador Kaká em CG talvez não tenham muito a ver com as Marias-Fedidas. Também não usei seu e-mail como link, acho que poderia te trazer problemas, Ludimila.

As marias-fedidas pertencem ao filo Arthropoda (artrópodes), classe Insecta (insetos), ordem Hemiptera, subordem Heteroptera (percevejos), família Pentatomidae (marias-fedidas). Existem cerca de 5.000 espécies catalogadas no mundo, distribuídas em cerca de 900 gêneros (o primeiro nominho do nome científico). O nome Pentatomidae vem do fato de suas anteninhas possuírem cinco segmentos. Em geral, são insetos que se alimentam de plantas e podem se tornar pragas em diversas culturas, além de possuir grande resistência a muitos agrotóxicos. Porém, na subfamília Asopinae, as marias-fedidas são predadoras!

As características mais interessantes das marias-fedidas são o cheiro repugnante que produzem através de substâncias expelidas por poros no abdome e o cuidado maternal, como nesta imagem de Antiteuchus cf. schuhi (Discocephalinae: DIscocephalini), fotografado por Maxwel Rocha.

Espero não ter feito sua lição de casa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário