quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Larvas de Besouros Dermestes em São Paulo

Prezado Cesar,
Há cerca de três ou quatro semanas eu encontrei este inseto andando na minha área de serviço. Eu coloquei em um vidro e perguntei para algumas pessoas da vizinhança mas ninguém conhecia. No entanto, percebi o surgimento de outros idênticos, no mesmo local. Hoje, ao investigar mais a fundo, percebi que tinham vários morando embaixo de um armário de ferro, que fica na área de serviço. E toda vez que limpo o chão, um ou dois saem andando pela área.
Não tenho muitas plantas em casa. Mesmo assim, não vi estes insetos em nenhuma planta. Estou receosa pois temo que se espalhem pela casa.
Fiquei preocupada e por isso fotografei e resolvi postar aqui a minha dúvida. Gostaria de saber se é algo nocivo, uma praga etc. E claro, gostaria muito de saber com qual tipo de inseto estou lidando.
Grata pela atenção,
Fernanda de São Paulo, capital.
  Fernanda, o inseto ainda está em fase larval, vai mudar drasticamente de aparência e larvas são difíceis, já geraram bastante confusão por aqui. Mas creio que não há dúvidas no seu caso, são larvas de besouros do gênero Dermestes (Dermestidae), veja dois casos no Insetologia: 1 e 2. São nocivos? Não. São pragas? Sim. Mas não necessariamente.
     Estes bichos gostam de matéria orgânica morta, em especial matéria orgânica animal, quando se encontra alguém morto se quer saber a quanto tempo a pessoa morreu, estes são bichos importantíssimos para a perícia. São usados também em limpeza de carcaças. Na sua casa, eles podem estar se alimentando de pele (ou talvez pelo) de algum animal ou também de alguma comida estocada. É interessante redobrar a limpeza de todos os cantinhos, como você disse, debaixo de armários e outros móveis e objetos para erradicar estes bichinhos indesejados.

Fernanda: Olá Cesar,Muitíssimo obrigada pela mensagem. Muito esclarecedora!
Parabéns pelo trabalho neste site.
Abraços
Fernanda
FERNANDA CHIECO

Nenhum comentário:

Postar um comentário