segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Especial de Fim de Ano: Os Erros de Identificação. Nem besouros nem vespas, Moscas soldado!

     Este foi um caso bastante interessante, onde eu errei na identificação de larvas e um erro conduziu a outro. Estou publicando aqui parte da discussão.
     Em novembro, eu recebi este pedido de identificação:

O que é isso?
Bom dia,
Moro em Manaus, no quarto andar de um edifício, e não sei se pode ter relação mas houve desmatamento na área há alguns meses pois estão construindo dois prédios atras do meu (nada muito grande e nao tem grandes áreas verdes próximas). Estes bicho aparecem ha 2 dias na cômoda do quarto que fica embaixo da caixa do condicionador de ar, já são 11 no total, e parecem ter hábitos noturnos. Estou enviando a foto, elas tinham em media 2-3cm e o corpo peludinho.
No prédio também tem vários pombos.
Estou preocupada pois é o quarto das minhas filhas, nao sei se tem algum veneno e parecem larvas de um bicho maior ...
Desde de já agradeço, Luciana.

Para ver a identificação errada

     As larvas não só eram muito semelhantes com as larvas de besouros do gênero Attagenus, como também o fato de terem sido encontradas dentro de casa indicava isso, já que esta é uma praga conhecida de residências, eu diria que principalmente no hemisfério norte, vejam uma imagem AQUI.

No começo deste mês, a Luciana me enviou esta resposta:

Luciana: Bom dia César,
Acabei "guardando" as larvas e esta semana tive esta surpresa ... Não estou bem certa mas acho que são o que chamamos aqui de caba (vespa). Bom ainda bem que sumiram do apartamento rsrs
Luciana

Cesar: A minha resposta foi que, se tivessem nascido borboletas, gafanhotos, seria realmente muito estranho. Mas sendo vespas, estava claro o que tinha acontecido. Vespas parasitas! Mas como estas não se pareciam com nenhuma vespa parasita que eu conheço, sendo as mais parecidas as Orussidae, que era certo que não eram, então pedi ajuda para quem realmente entende de vespas, antes de postar qualquer coisa.

Eduardo FoxOlá Cesar,
Estou achando que as imagens parecem muito com de alguma mosca, vide link AQUI
Inclusive porque as vespas parasitas que eu conheço que atacam imaturos de besouros são bem pequenas, este inseto aí parece grande!
Realmente fiz uma busca por larvas de Attagenus e acho que poderia facilmente ser confundida com uma pupa móvel de Diptera.
Sou ruim com moscas, mas ainda estou tentando... Quando conseguir te respondo.
Abraço!

Cesar: Devo dizer que fiquei com uma "pulga" atrás da orelha, mas certamente a resposta seguinte foi definitiva:

Eduardo Fox: Olá Cesar,
Um colega ajudou online na família, rapidinho. Olhei exemplares da família com mais calma na América do Sul, e agora acho que matamos a identificação, vide link AQUI.
O que acha? Me parece muito próxima.
Logo, eu acho que é Hermetia sp.
Grande abraço!

Cesar: Sem dúvida alguma, o quebra-cabeças foi resolvido. Nem besouros nem vespas, mas moscas-soldado Hermetia sp. (Stratiomyidae, Hermetiinae), como este site AQUI as chama, inclusive nos dando imagens muito parecidas e esclarecendo que são inofensivas. A Luciana já havia observado que as larvas pareciam maiores desde o começo, peço desculpas à Luciana pelo erro, e devo dizer agora que, de fato, a última foto mostra claramente a carinha de moscas dela!
     Das espécies registradas AQUI, certamente não se trata de A illucens e nem A. pulchra, que possuem muitas imagens na internet. A minha aposta fica em A. albitarsis, pois seus tarsos são brancos como o nome sugere (assim como A. illucens que, porém, tem o corpo todo preto) e por que parece estar presente nesta região baseado neste registro.
     Curiosamente, larvas de Hermetia são também importantes para a medicina forense conforme registrado AQUI.

Eduardo Fox: Identificar larvas é muito díficil, somente me arrisco em formigas!..
Nao sei preocupe, "isso ocorre nas maiores famílias", fazendo um trocadilho...
Eu nao me arriscaria tentando identificar larvas.... nem mesmo lagartas (tirando as mais famosas)... Pode apostar que as larvas de 70% dos insetos sao desconhecidas, e muitas se parecem e faltam livros para auxiliar. Facilmente pode-se errar mesmo a ordem.

Cesar: Agradeço de coração aos biólogos Eduardo Fox e Amir Weinstein pela grande ajuda. É errando que se aprende!
     Novamente, um ótimo 2013 a todos!

Eduardo Fox: Muito legal o post, ainda não tinha lido aqui... Muito instrutiva a forma transparente com que vc conta o processo!
Devo ainda acrescentar que foi difícil de "matar" essa charada... mas imaturo é muito complicado mesmo, e fica o incentivo a qualquer entomólogo passante: descrevam bem os imaturos!
Obrigadão e abraço!!

Um comentário:

  1. Muito legal o post, ainda não tinha lido aqui... Muito instrutiva a forma transparente com que vc conta o processo!

    Devo ainda acrescentar que foi difícil de "matar" essa charada... mas imaturo é muito complicado mesmo, e fica o incentivo a qualquer entomólogo passante: descrevam bem os imaturos!

    Obrigadão e abraço!!

    ResponderExcluir