domingo, 30 de dezembro de 2012

Especial de Fim de Ano: Como Tudo Começou

Eu sempre tive curiosidade por animais, algo bem natural. Desde criança, me lembro de quando pedi um livro de biologia para o meu primo, onde conheci as primeiras classes e ordens. Longe da internet, crianças, era assim que fazíamos, liamos muitos livros, íamos a bibliotecas. Outra coisa que lembro com muita saudade, eu que ainda não entrei na casa dos 30, de um tempo em que colecionávamos figurinhas de chiclete Ping Pong, ou de chocolates Surpresa, com fotos de bichos e seus e nomes científicos, além de no segundo, curiosidades sobre os bichos, bem diferente de hoje em dia, quando crianças colecionam "cards" de desenhos onde os protagonistas pegam bichos na natureza e treinam para rinha. Foi este o meu curso básico de INSETOLOGIA.

Mas a pós-graduação mesmo, veio quando, já com acesso à internet, em Agosto de 2011, conheci o What's That Bug? - Insect Identification, e enviei as imagens de algumas criaturinhas que encontrei, no lugar onde acabava de me mudar.
 

As criaturas eram soldadinhos (Membracidae), vivendo em harmonia com formigas. Foi aí que eu vi o quanto a internet poderia ser útil nesta área. Quantas fontes, quantas referências, milhares de livros. Mas não demorou muito pra eu ver que a maioria esmagadora era em inglês, falando de criaturas nativas do hemisfério norte. E que a informação no Brasil estava quase que totalmente restrita a PDFs em linguagem técnica. Um ano depois, já tendo aprendido direitinho como se faz, e tendo eu mesmo identificado os membracídeos como Enchenopa sp., veio à minha mente a ideia. Existe algo que precisa ser feito, poucos estão fazendo. Assim nasceu o Insetologia - Identificação de Insetos. Lançado oficialmente em Outubro de 2012, com orgulho posso dizer que já são quase 200 espécies diferentes registradas aqui, as principais ordens, famílias, espécies bonitas, exóticas, benéficas, perigosas. Já temos registros de todas as regiões do Brasil menos a Nordeste e, para minha surpresa, até mesmo da Argentina.

Quero agradecer a todos os colaboradores (se esqueci alguém, me desculpa e me avisa!): Silvio Steinhaus, Luis Fernando, Wolf Walz, Gabriel Ajeje, Débora Faoro, Felipe Brandão, Mag Reck, Tami, Luiz Augusto, Keka, Murilo Reis, Evandro Souza "Djow", Eder Figueiredo, Cristian Bergl, Sant'anna Silveira, Luciana Guerra, Elma Carneiro (Caliandra do Serrado), Macarena Casuso (Argentina), Bruna Karádi, André Firmiano, à Jacque, à minha irmã, os parceiros Lúcia Lopes (LuxLúcia), Eliane (DigiPhotus) e Maxwel Rocha, à Jean Carlos Locatelli do grupo ABENA, aos biólogos Eduardo Fox e Amir Weinstein pela ajuda, Marcelo Naconeski pela divulgação no FaceBook, a Daniel Marlos e WTB? pelo apoio e divulgação e a todos os visitantes que tornam este trabalho possível.

Muito obrigado de coração e um feliz 2013 a todos!

Cesar Crash / Insetologia - Identificação de Insetos




Atualização: Eduardo Fox Acho que a formiga poderia ser Camponotus crassus. Se vc lembrar do comportamento, pode ajudar a identificar... Essa espécie é bem rápida e assume a postura de "esguichar veneno" na hora em que sente perigo.


Cesar: Hum, agora já não sei mais, mas acho que rápidas elas eram muito sim.

Um comentário:

  1. Acho que a formiga poderia ser Camponotus crassus. Se vc lembrar do comportamento, pode ajudar a identificar... Essa espécie é bem rápida e assume a postura de "esguichar veneno" na hora em que sente perigo.

    ResponderExcluir