domingo, 30 de dezembro de 2012

Mariposa Mandarová da Seringueira ou da Mandioca no Rio de Janeiro

Olá César, tudo bem?
Essa mariposa(?) apareceu aqui em casa à noite no dia 26.12.2012 na cidade de Cordeiro-R.J.
Um abraço,
Lúcia Lopes
      Lúcia, você deveria confiar mais os seus instintos. Esta certamente é uma mariposa e, apesar de ter um "formato" um tanto diferenciado, seus olhos não negam: Esta é uma mariposa da família Sphingidae, Erinnyis ello, da subfamília Macroglossinae. Muito tímida, esconde sua beleza sob as asas, como pode ser vista neste exemplar vendido a dez dólares. O nome comum mandarová-da-seringueira (claro, referindo-se à sua larva) está registrado neste trabalho AQUI. O mesmo texto diz:
"Sua distribuição geográfica é ampla por causa da aerodinâmica do seu corpo, que permite voar a grandes distâncias. Essa praga se estende por toda a América do sul e América central, sendo detectada na América do Norte até a fronteira com o Canadá. No Brasil essa praga ocorre, principalmente, durante os períodos de setembro a fevereiro, com ataques diferenciados conforme as regiões e normalmente associados às altas temperaturas e ao início da estação chuvosa, podendo não ocorrer em determinados anos agrícolas. (FAZOLIN, M., et al. 2007)"
     Este indivíduo é uma fêmea e imagens semelhantes, com as asas fechadas, podem ser vistas nesta galeria em Discover Life.
     Outros nomes comuns são mandarová-da-mandioca e gervão como consta neste documento da Embrapa e sua larva possui o interessante aspecto de possuir um único e grande olho como visto nesta imagem em BugGuide.

Lúcia Lopes: Olá, Cesar!
Obrigada mais uma vez! Valeu!
Um abraço,
Lúcia Lopes

Atualização 11/01/2.013: Há um registro de um comportamento agressivo de defesa nesta espécie pelo fotógrafo Robert Oelman.

Nenhum comentário:

Postar um comentário