quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Cigarrinha Nariz de Agulha no Pará

Olá, fui indicado pelo César Favacho sobre seu site, achei fantastico, sou fotógrafo amador e apaixonado por macrofotografia, mas adoraria poder identificar os insetos que registro.
Esse serzinho media uns 2cm com asas muito brilhantes...gostaria de saber sua identificação.
Agradeço, vão enjoar de me ver por aqui...rs.
Bruno Garcia de Abaetetuba, Pará.
     Ôpa Bruno, bacana, obrigado!
   Cara, de boa, se a imagem não estivesse assim, tão detalhada, eu saberia que é Hemiptera: Auchenorrhyncha (ant. Homoptera), mas não acreditaria que se trata da família Cicadellidae, como consta no seu Flickr. O bichinho parece ser Raphirhinus phosphoreus (Cicadellinae: Proconiini) e a imagem parece combinar muito bem com o indivíduo em American Insects, que trás informações interessantes: "Doze espécies foram descritas neste gênero, a maioria delas nos séculos XVIII e XIX. Hoje, todas foram sinonimizadas em Raphirhinus phosphoreus. O nome genérico vem do grego e significa "nariz de agulha".
     Tentando entender o motivo para tantas espécies diferentes terem sido descritas, encontrei uma imagem que nos dá uma boa pista. O bicho tem uma ampla distribuição na América do Sul, sendo citado o estado do Pará.

Bruno: Muitíssimo obrigado...vc é fera. Aos poucos vou mandando mais, tem muita coisa interessante pra identificar. Abraços...

Nenhum comentário:

Postar um comentário