sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Louva-a-Deus do Brasil

Olá, César, tudo bem? Poderia por favor identificar os seguintes louva-a-deus?
O primeiro foi fotografado pela Juliana Borges (Pele da Terra) em Minas Gerais.
O segundo foi fotografado pela Eliane (DigiPhotus) em Santa Catarina.
Os demais foram fotografados pelo Maxwel Rocha no Rio de Janeiro.
Desde já, obrigado!
Cesar Crash de São Paulo, capital.

Olá, Cesar! O primeiro e o segundo são espécies de Acanthops (Acanthopidae: Acanthopinae). Estes louva-a-deus passam facilmente despercebidos pois, além do excelente mimetismo, também balançam como folhas ao vento).

Este de braços abertos e o outro comendo a mosquinha é uma espécie de Cardioptera (Mantidae: Photininae). Esse gênero é caracterizado pelos grandes espinhos em suas coxas dianteiras, bem como na agressividade das fêmeas, que não hesitam em ficar em posição de defesa (foto à esquerda) ao sinal de qualquer ameaça.

Estes outros dois são Stagmatoptera sp. (Mantidae). O exemplar verde é uma fêmea adulta, o segundo, apesar de ser uma ninfa de primeiro instar, é possível reconhecer por causa da mancha escura nas raptoriais.

Este casalzinho é Acontista ou Raptrix (Acanthopidae, Acontistinae). As principais diferenças entre os dois gêneros são o tamanho (Acontista mede cerca de dois centímetros de comprimento, enquanto Raptrix chega a 3,5 cm) e a cor (Acontista geralmente possui bastante verde em sua coloração, enquanto Raptrix possui uma predominância de marrom). 
Acontista                          Raptrix
Outra característica que diferencia os dois, mas que é bem difícil de ser percebida por leigos, é uma protuberância acima da cabeça, entre os olhos. Essa protuberância é ausente em Acontista, mas presente em Raptrix.

Eu queria aproveitar o espaço aqui para falar a vocês sobre a iniciativa Eu amo louva-a-deus
cujo objetivo é a divulgação do conhecimento acerca desses maravilhosos insetos da ordem Mantodea.

Eu me chamo César Favacho, sou estudante de biologia biologia na UFPA, mas desde muito pequeno gosto de insetos. Tive a oportunidade de trabalhar "extraoficialmente" com isso aos meus 10 anos, daí não parei mais.

Tenho enorme paixão por todos os animais, principalmente os artrópodes (inclusive crio algumas aranhas e miriápodes), entretanto, sou completamente louco pelos insetos, e mais especificamente os da ordem Mantodea, carinhosamente chamados louva-a-deus, e que muitos de vocês já tiveram contato.

Eu crio mantódeos desde que comecei a tratar de insetos, tendo no meu histórico mais de 200 criações bem sucedidas. Minha área de pesquisa é o “Estudo do Comportamento e desenvolvimento de Mantodea”.

Visitem nossa página no Facebook: www.facebook.com/ilovemantis
Nossa galeria no Flickr: www.flickr.com/photos/mantodea/
E nosso canal no YouTube: www.youtube.com/user/Tudosobrelouvaadeus

Obrigado a todos por estarem acompanhando a essa postagem e ao Insetologia!

Cesar Crash: Obrigado César, parabéns pelas páginas cheias de informações sobre estes bichinhos! Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário