quarta-feira, 24 de julho de 2013

Percevejos Pentatomóideos no Pará

Cesar, separei várias fotos de insetos que gostaria de ver identificados. Acredito que a maioria são besouros, mas gostaria de contar mais uma vez com sua ajuda para uma identificação mais precisa. Como são vários, vou preencher em vários formulários e você identifica aos poucos, conforme tiver tempo. Abraços.
Emir de Belém do Pará.
Emir, a grande demora em seus bichinhos não foi só uma questão de tempo não. De vez em quando tenho pesquisado, estes bichinhos da sua região são mesmo muito difíceis!

Creio que encontrei a identificação destes dois, o primeiro Augocoris gomesii (Scutelleridae: Scutellerini), um bichinho que varia e muito em coloração, veja aqui oito padrões diferentes e cinco juntinhos AQUI, sendo que este parece ser o mais comum.

O segundo bichinho é o que estava me complicando. Eu já havia encontrado imagens dele em três fontes diferentes, duas sem identificação alguma e outra, o mesmo link anterior, identificado como  Acrocera apta. O grande problema é que Acrocera é um gênero de moscas. Hoje consegui encontrar o erro, este é Arocera apta (Pentatomidae: Pentatominae; note, sem o primeiro C), um percevejo que também varia em coloração, podendo ser branco no lugar do amarelo. Estou contactando o pessoal do site, espero que me entendam, o site é francês.

Note que ambos são muito semelhantes, principalmente considerando algumas variações do primeiro, mas pertencem a famílias diferentes, relacionadas na superfamília Pentatomoidea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário