sábado, 6 de julho de 2013

O Inseto Mais Estranho Que Já Vi!

Ha algum tempo atras morava em Amparo no interior de SP e em um dia de chuva ouvi um barulho muito alto de asas na varanda da minha casa ao abrir a porta me deparei com um inseto muito estranho porem ele voou em direção as arvores e nao consegui fotografar sera q se eu fizer um desenho aproximado vc conseguiria indentifica-lo?
Grato desde ja
Felipe de São Paulo, capital.

Cesar: Oi, Felipe. Eu gostaria de ver o desenho sim, até publicar, seria bem legal!

Felipe: Desculpe o desenho não esta dos melhores mas enfim ele era grande tinha cerca de uns 16 centimetros tinha cor escura e parecia ter uma couraça dura como a dos bezouros porem tinha estas patas que se projetavam para fora do corpo e tambem esses dois "bracinhos" na frente que eu so vi em um inseto que vive em cavernas com agua ele parece uma aranha mas nao lembro o nome e nao encontri fotos do mesmo na internet enfim ele era desse jeito foi o inseto mais estranho que ja vi na vida ja procurei na internet pra todo lado mas nao encontrei nada espero que mesmo pessimo o desenho ajude.
Obrigado
     Felipe, por ser um bicho bem grande, não é possível que ele seja um muito desconhecido. Por enquanto tenho dois palpites, um que considero muito bom, o outro que não acredito muito. O muito bom é uma barata-d'água da família Belostomatidae (Hemiptera: Nepomorpha). Fora o excesso de pernas, o desenho se parece e muito com uma. O segundo palpite é que ele poderia ser um besouro mesmo, da família Lucanidae e suas mandíbulas enormes teriam então sido confundidas com pernas raptoriais. Estas são as imagens dos dois insetos que citei:
besouro-veado
barata-d'água




Felipe: Nossa cara realmente acho que foi a barata d'agua esta bem parecida mesmo e na epoca eu morava no interior de São Paulo e perto da minha casa passava um rio então acredito que seja ela mesma nossa muito obrigado ja tava ate na duvida se esse inseto não era fruto da minha imaginação haha

2 comentários:

  1. Oi César! Oi Felipe!
    Apesar da resposta positiva do Felipe, talvez seja interessante só checar se não se trata de um Arlequim-da-mata. Esse bicho das cavernas que o Felipe mencionou deve ser um Amblipígio, que de certa forma lembra um pouco o Arlequim.

    Abração!

    ResponderExcluir
  2. O bicho das cavernas era sim um amblipígio, foi a primeira coisa que pensei e ele confirmou por e-mail, por isso coloquei o link.
    Eu pensei em acrescentar o arlequim na lista por causa dos grandes "braços", mas ele não é muito escuro, uma das primeiras coisas que seria descrito acho que seria a coloração linda que o bicho tem.
    Bom, agora já está confirmado que era uma barata-d'água. Valeu, Walther!

    ResponderExcluir