sábado, 22 de junho de 2013

Lagarta Arctiinae no Rio de Janeiro É Dinia sp.

Olá Cesar, tudo bem?
Gostaria que você classificasse essa lagartinha. Você pode me dizer se o pelo dela é urticante (acho que é esse o termo...)?
O trabalho dela foi perfeito, ficou lindo mesmo!
Data: 15.06.2013
Local: Cordeiro-R.J.
Grata,
Lúcia Lopes de Cordeiro, Rio de Janeiro.
Lúcia, devo te dizer que estou impressionado com estas imagens. O bichinho é uma lagarta de mariposa da família Megalopygidae, talvez Megalopyge mas, mais provavelmente uma Podalia (só não estou conseguindo contar os sete pares de pernas falsas, característicos da família). Nunca vi e não encontro nada semelhante a este comportamento, posso apenas conjecturar que ela esteja perdendo os pelos por que está se preparando para se tornar adulta. As cerdas maiores de Megalopygidae spp. não são uricantes, mas escondem cerdas menores que queimam muito bem e fazem delas lagartas de importância médica.

O que são os arcos onde ela se encontra?

Lúcia: Ela se instalou num suporte desses que a gente fixa na parede para colocar plantas. No dia seguinte a essa foto eu fui olhar e ela estava solta, pendurada no suporte. Parecendo uma crisálida.Depois fui olhar de novo e ela tinha desaparecido, só ficaram os fios colados no suporte. Não sei o que aconteceu. Será que algum bicho comeu?

Cesar: É estranho, difícil saber o que aconteceu, mas se ela já estava se pendurando não pode ter ido embora. Um pássaro de ter capturado.

Lúcia: Cesar, tudo bem? Eu acho que é essa lagarta que está fazendo essas "obras de arte" aqui em casa, não acho que seja uma cachorrinho como está no post do Insetologia. Bem, o mestre é você... o que acha? Essas peludas a gente deve evitar contato, não é? Um abraço
Cesar: Me convenceu, Lúcia, é ela mesma! O mais longe que consegui ir é Erebidae: Arctiinae. O porquê que ela fez isso com as cerdas ainda me é um mistério. Elas não são das mais perigosas, encostar de leve os dedos nas cerdas não costuma fazer nada. O problema seria esmagá-la acidentalmente.

Atualização Ago/2.015: Um envio da Tami deve ter resolvido este mistério: Dinia sp. (Erebidae: Arctiinae: Ctenuchini/Ctenuchina)

Nenhum comentário:

Postar um comentário